Dicas para fazer tarefa escolar em casa – Professor Ideal
Dicas para fazer tarefa escolar em casa

Depois de um dia corrido e cheio de coisas e obrigações no trabalho em com a família, é necessário ajudar as crianças a fazer a tarefa de casa. Mas para isso, é importante ter um espaço confortável e sem distrações para que seja um momento bom e com muito aprendizado pela frente. Não misture os momentos de lazer com o estudo, não da certo e acaba gerando problemas no decorrer do processo.

Atualmente, é muito comum ver nos imóveis para comprar ou alugar um lugar reservado para o estudo e as tarefas escolares das crianças, isso é cada vez mais exigido pelos professores das escolas publicas e particulares. É recomendado por muitos especialistas da área pedagógica, que esse cantinho não seja montado dentro do quarto, uma vez que lá existem muitos brinquedos, vídeo game e televisão. Se possível, crie um escritório simples e apenas com os objetos necessários.

Não sabe como montar esse ambiente para que fique perfeito para o seu filho? Calma! Separamos algumas dicas que podem ser muito úteis neste momento e te ajudar a deixar o espaço em harmonia. Continue lendo o artigo e confira todos os detalhes! Se encante junto com a gente!

Dicas importantes

A realização da tarefa escolar em casa é fundamental, uma vez que é nesse momento que a criança pode aprender e entender com mais profundidade os assuntos vistos em sala de aula. Vale lembrar que para que tudo ocorra conforme o planejado, não pode faltar ajuda e o incentivo dos pais, já que os professores contam com essa força para que a tarefa não seja feita de qualquer jeito e frente da televisão ou, até mesmo, que não seja entregue no prazo previsto. Confira algumas dicas essenciais:

  • Dica número 1: Quem deve fazer a tarefa são os filhos e não os pais ou responsáveis tenha sempre isso em mente. Hoje em dia, se tornou comum os pais quererem fazer a lição de casa para escutar menos reclamações e não demorar muito tempo com isso;
  • Dica número 2: Procure determinar horários para fazer a tarefa de casa, que não seja uma obrigação, mas sim que faça parte da rotina do seu filho desde pequeno;
  • Dica número 3: Crie um ambiente de estudo confortável e tranquilo, sem distrações na sua casa;
  • Dica número 4: Procure verificar se é necessário estar o tempo inteiro com seu filho fazendo a lição ou se apenas passadas rápidas e poucas interações já são suficientes;
  • Dicas número 5: Sempre que for possível procure incentivar teu filho a pensar e raciocinar em cima de questões e textos;
  • Dica número 6: Estabeleça horários para utilizar o vídeo game, televisão e computador;
  • Dica número 7: Após ter terminado toda a tarefa de casa, verifique junto com seu filho que tudo esteja em ordem e bem feito para entregar no dia seguinte para o professor;
  • Dica número 8: Organize o local de estudo sempre que acabar a lição do dia, isso irá ajudar a manter o ambiente em boas condições.

Quais móveis não podem faltar?

Têm vários móveis que são fundamentais e não podem faltar no seu apartamento  para garantir o bom desempenho do seu filho durante todo o ano letivo, por isso separamos para você uma lista com alguns dos móveis e acessórios essenciais! Confira!

  • Mesa ou escrivaninha;
  • Cadeira confortável;
  • Luminária ou abajur;
  • Computador, apenas se for preciso para procurar alguma coisa da tarefa;
  • Gaveteiros;
  • Estantes

Uma mesa ou escrivaninha confortável é fundamental, precisa ser adequada para colocar o caderno, computador e acessórios como lápis, borracha e caneta. Hoje em dia, é muito comum encontrar mesas que já possuem todas as separações corretas para impressora, cadeira e gavetas. Os estantes e armários não podem faltar, uma vez que é lá que será possível guardar todos os cadernos, papeis e livros.

A cadeira deve ser escolhida com muito cuidado, precisa ser confortável e que não seja cansativa. Neste item é possível consultar um profissional experiente na área, ele poderá te orientar e ajudar a decidir qual é a melhor opção para o seu filho. Lembrando que para fazer a tarefa da escola não é indicado que a criança esteja deitada ou no chão, tudo isso pode influenciar diretamente no desempenho final.

Muitas vezes os professores acabam passando exercícios de pesquisa na internet, por isso é importante que ela tenha um computador para utilizar como auxilio. Mas é fundamental ressaltar que deve ser utilizado apenas em situações que realmente é necessário, já que é um dos principais itens que ajudam na distração do aprendizado.

Geralmente o horário de estudo das crianças é durante o final de tarde e início da noite, podendo variar de acordo com o horário da escola, por isso é essencial ter um bom abajur ou luminária. Avalie a opção de colocar uma luz direta sobre o caderno, muitas vezes acaba sendo melhor e mais prático.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens e conheça mais dicas sobre educação. Compartilhe em suas redes sociais, certamente irá ajudar muitos professores, muitas mães e pais nesta caminhada!

Leia mais sobre como estudar e como aproximar a família da escola:

Como ajudar o aluno a estudar

Família e Escola: Dicas Para Serem Aliados

Como aproximar os pais da escola

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *