Como ter alunos atentos – Professor Ideal
Como ter alunos atentos

Para os professores terem uma aula bem-sucedida muitas vezes depende de como essa aula é efetivamente estruturada. Conhece a expressão “a primeira impressão é a que fica”? Os primeiros dez minutos da aula definem o tom para o resto do tempo. Da mesma forma, como o tempo de aula é estruturado afeta como a aluno compreende e retém o conteúdo.

Os alunos entram na sala de aula com atenção dividida. Além das distrações diárias, como smartphones, os alunos têm vidas fora das quatro paredes que ocupam por um curto período de tempo. Muitas vezes é difícil para eles ignorarem os amigos, esportes, jogos ou até mesmo outras aulas das suas mentes enquanto caminham pela porta da sala de aula.

Aqui estão algumas dicas para manter os alunos atentos:

Ative o conhecimento prévio

Comece a aula pedindo aos alunos que recapitulem o que foi abordado na última aula. Esta é uma maneira natural de ajudar os alunos a acessarem seus conhecimentos prévios. E ao tentar resgatar o conteúdo, eles acabam revisando e esclarecendo possíveis dúvidas.

Faça perguntas relacionadas ao tópico do dia

Comece com algumas perguntas e averigue o conhecimento que os alunos já possuem sobre o tema da aula. Aqui você pode começar a fazer um mapa conceitual para ajudar os alunos a fazerem as conexões entre fatos e conceitos.

Dê exercícios de escrita curtos

Peça aos alunos que façam uma atividade de escrita rápida. Isso pode ser feito em conjunto com as duas sugestões acima ou, alternativamente. Essa atividade ajuda os alunos a se concentrarem. Os professores podem coletar essas respostas para pontos de participação ou simplesmente caminhar para garantir que os alunos concluam o trabalho.

Uma rotina de início de aula estruturada garante que os alunos participem do conteúdo do curso desde o início, o que permite que eles acessem e retenham mais informações.

Quer conhecer mais 6 dicas? Assista este vídeo. E se gostar comente e dê um “like”

2 Comentários

  • by Ildanice Mansan Posted 24 de julho de 2018 11:34

    Olá,

    Túria, tenho aproveitado as tuas postagens, sugestões de aulas .
    Gosto de diversificar as aulas!
    Minha disciplina é Química e preciso de praticas diferenciadas e interessantes.
    Obrigada pelas ideias. amo trabalhar na educação e acredito na mudança!
    Abraços,

    Ildanice.

    • by Túria Costa Lopes Posted 25 de julho de 2018 16:38

      Obrigada Ildanice pelo feedback. Tenha um semestre maravilhoso 😉

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *