Devemos tornar a aprendizagem mais simples ou mais fácil - Professor Ideal

Devemos tornar a aprendizagem mais simples ou mais fácil

Devemos tornar a aprendizagem mais simples ou mais fácil

Devemos facilitar a aprendizagem dos alunos em sala de aula ou torná-la mais simples?  Somos facilmente seduzidos em acreditar que o aprendizado é melhor quando é mais fácil, mas pesquisas mostram o contrário: quando a mente precisa trabalhar e se esforçar mais, se aprende melhor.

Mas qual é a diferença entre simples e fácil?

Simples é uma tarefa, uma atividade organizada, bem planejada e estruturada. É entender quais estratégias devem ser utilizadas para os alunos aprenderem melhor o conteúdo em sala de aula. É investir no esforço cognitivo necessário para codificar e armazenar com sucesso as informações que serão recuperadas posteriormente.

O simples pode, de fato, exigir um grande esforço mental; portanto o simples pode ser difícil e pode ser o oposto de fácil.

Uma atividade fácil exige menos dos alunos. Ela mascara o aprendizado, e em muitos casos, pode parecer emocionante e divertido. Uma sala de aula fácil é a sala de aula favorita de um aluno, mas pelos motivos errados. Os alunos não estão pensando criticamente sobre o conteúdo. Eles não são desafiados. É apenas … fácil.

E isso tudo é importante?

Sim. Deveríamos nos esforçar para criar salas de aula simples. Salas de aula onde as expectativas são claras, os procedimentos são entendidos e as instruções do professor são objetivas e compreendidas. Após a aquisição do conteúdo, os alunos devem conseguir discutir, criar e inovar de maneira inteligente. A aula não deve ser fácil. Mas é crucial que os alunos estejam engajados nas atividades e se esforçando para entender e aprender.

Você quer uma sala de aula inovadora? A sala de aula simples é isso.

Se você concorda com este artigo, escreva SIM nos comentários.

1 Comentários

  • by Cleonice Posted 25 de junho de 2019 09:27

    sim

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *