Como despertar a vontade de estudar – Professor Ideal
Como despertar a vontade de estudar

A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover, ou seja, o processo no qual um comportamento é incentivado por algum motivo ou razão. Podemos concluir então que para ter motivação precisamos de um motivo.

Será que os alunos entendem o motivo de estar na escola e da importância de estudar? Segundo Siegesmund (2016),  os alunos colocam a responsabilidade  de aprender sobre o professor, em vez de reconhecer sua própria responsabilidade.

Você conhece algum aluno que começou a gostar de uma disciplina porque gostava do professor? O professor tem o papel fundamental em relação a motivação do aluno. Ele pode ser o mediador afetivo entre o aluno e o conhecimento. Ele deve aproximar os dois, despertando o desejo de aprender.

Mas como fazer isso? Como despertar essa vontade no aluno? Há várias formas, e algumas  já foram mencionadas em outros artigos aqui neste blog.

Aqui estão algumas dicas valiosas:

  • encoraje o aluno a participar constantemente da aula,
  • desenvolva diversas formas para avaliar o aluno para dá-lo mais oportunidade de sucesso,
  • ofereça atividades que os alunos gostam como eletrônicos (computador e celular), esporte (em exemplos e contextos) entre outros,
  • dê feedback voltado a tarefa e a autoregulação, mostrando que acredita e confia na capacidade do aluno em mudar e aprender,
  • encoraja o trabalho social para ajudar o aluno a enxergar outras realidades, possibilitando escolhas .
  • proporcione experiencias e vivências com diversas profissões e mercado de trabalho (visão de futuro),

Você precisa também sempre incentivar o aluno a acreditar que o seu desempenho pode ser melhorado com esforço e que as dificuldades experimentadas são obstáculos que eles são capazes de superar. E que você, professor, é alguém que o aluno pode confiar e pedir ajuda.

ASSISTA o VÍDEO abaixo e conheça  uma das habilidades que podemos desenvolver nos alunos para torná-los alunos ativos e motivados a estudarem. Aproveite e se inscreva no canal para conhecer as outras habilidades e para não perder as novidades.

Leia também estes artigos com ótimas dicas no assunto:

Seus alunos têm motivação para estudar?

Descubra dicas simples de chamar a atenção dos seus alunos

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *