Dicas de atividades volta às aulas – Professor Ideal

Dicas de atividades volta às aulas

Dicas de atividades volta às aulas

É importante começar as aulas construindo uma relação de respeito e confiança. Prepare uma surpresa de boas-vindas para os seus alunos. Pode ser um cartaz ou vários cartazes espalhados na sala, frases de boas-vindas na lousa, um bilhete de boas-vindas em cada carteira. A ideia é surpreender seus alunos. Diga a eles que você está animado e ansioso de começar este novo semestre e que você vai precisar da ajuda deles para as aulas serem bem interessantes. Faça eles sentirem parte do processo e deixe claro que as opiniões deles são importantes.

Fazer uma dinâmica no primeiro dia também é importante para deixar os alunos mais à vontade. Aqui está uma ideia. Separe os alunos em grupos de cinco e peça para cada grupo escolher um tema da sua matéria que eles lembram no semestre ou ano anterior. Peça para eles escreverem o tema em uma folha de papel, explicando um pouco o conteúdo que eles lembram. Recolha todos os temas e escreva-os na lousa sem dizer que grupo escreveu o que. Devolva as folhas para cada grupo para servir como referência para os grupos. Em seguida, escolha um grupo , por exemplo o grupo A e peça para os alunos desse grupo A adivinharem o tema de algum outro grupo (dos temas que estão escritos na lousa). Se esse grupo A acertar, ganha um ponto e se ainda conseguir falar sobre o assunto, ganha ponto extra. Se esse grupo A não acertar, o grupo B é quem irá ganhar um ponto. Essa brincadeira é bem bacana para ganhar a atenção dos alunos e revisar o conteúdo.

E se você quer conhecer estratégias para manter os alunos atentos, disciplinados e aprendendo mais, CLIQUE no botão abaixo

Quero saber mais

Assista o vídeo abaixo com outras sugestões de atividades que pode ser usadas nos primeiros dias de aula.

2 Comentários

  • by Eraldo Posted 25 de janeiro de 2019 22:44

    Obrigada pela dica de revisão. Parabéns. Mestre.

    • by Túria Costa Lopes Posted 28 de janeiro de 2019 17:53

      Obrigada Eraldo. Espero revê-lo aqui mais vezes. Tenha um 2019 maravilhoso!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *