Porque devemos ensinar os alunos a fazerem perguntas – Professor Ideal:Dicas pedagógicas inovadoras

Porque devemos ensinar os alunos a fazerem perguntas

Porque devemos ensinar os alunos a fazerem perguntas

Os alunos precisam fazer mais do que memorizar fatos. Eles precisam escrever artigos que lhes darão a oportunidade de analisar informações e chegar em uma conclusão. Eles também devem fazer apresentações orais que demonstrem seu conhecimento e discutam ideias e reflexões. Eles precisam aprender a realizar pesquisas acadêmicas e experimentos científicos. E ao longo de tudo isso, eles devem saber fazer perguntas certas e esclarecedoras.

Os alunos são intrinsecamente curiosos sobre o mundo ao seu redor. Eles querem crescer intelectualmente e se engajar em coisas que os desafiam. Impulsioná-los a fazerem perguntas em vez de respondê-las, pode torná-los mais intelectualmente curiosos. Portanto, se você realmente quer estimular os alunos a pensar, faça com que eles façam perguntas eficientes.

Perguntas eficientes podem levar os alunos a investigarem o contexto e a essência de um problema e a partir disso chegarem em uma conclusão e em uma viável solução. Uma boa pergunta pode inspirar os alunos na busca por conhecimento e da descoberta. E ao criar esses tipos de perguntas, os alunos conseguem analisar e avaliar em vez de simplesmente declarar um fato. E isso é que dá origem a outras questões.

Assista agora este vídeo com uma sugestão de atividade para estimular os alunos a pensar e a criarem boas perguntas.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *