Metacognição, o conhecimento do próprio conhecimento, é fundamental para facilitar experiências de aprendizagem duradouras e potencializar o desenvolvimento acadêmico.
Linda Darling Hammond e seus colegas de estudo (2003) identificaram dois tipos de metacognição: reflexão, ou seja pensar sobre o que entendemos e aprendemos, e auto-regulação, que seria a gestão de como vamos aprender. Um exemplo de “reflexão” seria pedir a um aluno para identificar o que ele já sabe. E um exemplo para auto-regulação seria pedir para o aluno estabelecer estratégias para alcançar um objetivo e monitorar seu próprio progresso.
Existe uma relação positiva entre o desenvolvimento das habilidades metacognitivas e o desempenho dos alunos (Coutinho, 2007; Hill, Brözel e Heiberger, 2014; Sperling at al., 2004; Taraban, Rynearson e Kerr, 2000; Young e Fry, 2012; Zhao at al., 2014). E nos estudos de Brown (1980) foi levantando a importância de desenvolver habilidades metacognitivas e o seu impacto na fluência da leitura e no estudo efetivo.
Infelizmente alguns professores de ensino fundamental não são orientados para desenvolver tais competências em sala de aula, resultando em alunos despreparados para o ensino superior e para o mercado de trabalho.
CLIQUE NO VÍDEO e conheça 4 ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE METACOGNITIVA de seus alunos;
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO para baixar gratuitamente o levantamento do nível metacognitivo.
14 Comentários
Excelente. Parabéns!
Estas Informações tem contribuído bastante para aprimorar o meu fazer fazer pedagógico e resolver as ansiedades dos meus alunos.
Grata!
Muito obrigada pelo feedback Lucia. A minha intenção é ajudar 😉.
Abraços
Fiquei muito interessada no assunto. A IDÉIA de facilitar a APRENDIZAGEN e potencializar o desenvolvimentos dos alunos deve ser sempre um foco na atividade docente.
Olá Ligia. Realmente este assunto é bem interessante. Eu estou com um vídeo novo no youtube sobre metacognição. Dá uma olhada lá, ok?😉
Estou com uma turma nova de 3º ano e estou enfrentando uma situação com alunos que ainda precisam ser alfabetizados e estou procurando todas as informações que me ajudem a perceber o avanço desses meus novos alunos. essas informações que você orienta sobre metacognição com certeza me ajudará a avaliá-los melhor sobre outra ótica. obrigado!
Aproveite e peça o levantamento metacognitivo para avaliar os seus alunos, ok? Espero revê-lo mais por aqui.
Muito obrigado, este levantamento é essencial, eu amei!!!!
Que bom que gostou. Se puder compartilhe este site com seus colegas professores, ok? Abs, Túria
Perfeito, percebi que não requer ideias mirabolantes para aplicar em sala de aula. Tudo parte do presuposto de que o histórico de aprendizagem do aluno deve ser sempre cosiderado. parti do que ele sabe , mas isso já é realidade no ensino, já há orientações sim nesse sentido.
Sim, mas há também várias estratégias que ajudam os alunos a prestarem mais atenção, a se tornarem mais curiosos, a entenderem melhor a aula e a reterem melhor o conteúdo na memória de longo prazo. Conheça meus outros artigos, vídeos e cursos. Qualquer dúvida estou à disposição.
Muito bom, até para nós mesmos como professor que está em curso (pós-graduação) é de extrema importância nos policiar destas técnicas,
Acredito que possamos sim trabalhar nossos alunos para uma aprendizagem mais eficiente e reveladora. OBRIGADO.
Obrigada Renê pelo feedback. Estamos juntos para melhorar a educação e mudar o mundo 😉
Gostei da forma direta como vocês ABORDOU as estratégias. Aprender a aprender, é uma das habilidades do século XXI, extremamente necessária para levar o aluno à autonomia, a se auto-regular, como você apontou, e a resolver problemas, ou pelo menos, a saber onde procurar ferramentas para resolvê-los.
Obrigada pelo feedback. Sim acredito muito em desenvolver autonomia e ajudar o aluno a ser responsável pelas suas ações e decisões. Tenha uma ótima semana.
Deixe seu comentário