Indisciplina na sala de aula: Brasil lidera o ranking - Professor Ideal

Indisciplina na sala de aula: Brasil lidera o ranking

Indisciplina na sala de aula: Brasil lidera o ranking

O Brasil é o número um em mau comportamento na sala de aula, segundo pesquisa sobre ensino e aprendizagem da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A indisciplina nas escolas brasileiras foi associada a uma perda significativa de tempo de instrução e oportunidade de aprender. Entre os 34 países participantes na pesquisa em 2008 e 2013, foram os professores brasileiros que disseram gastar mais tempo para lidar com a indisciplina em sala de aula. Em 2013, essa porcentagem chegou a 20%, enquanto a média internacional é de 13%. E 60% dos professores relataram que mais de 10% dos seus alunos têm problemas de indisciplina.

A indisciplina na sala de aula acaba sendo um dos fatores que mais causam falta de clareza na instrução do professor e absorção precária de conteúdo pelos alunos. Mas será que é possível intervir e prevenir o problema de comportamento dos alunos? Será que os professores usam estratégias eficientes para manter a ordem e o respeito dos alunos? Vários usam e acabam tendo o resultado esperado, alunos mais disciplinados e dispostos a aprender.

Mas infelizmente os baixos salários, principalmente da rede pública, as jornadas duplas, a falta de investimento e valorização na profissão acabam provocando alguns professores desmotivados e sem tempo para se qualificar melhor. Por isso é importante que os professores foquem na sua saúde e se juntem para compartilhar seus conhecimentos e descobertas. Compartilhar é se importar! Pois há técnicas para mitigar o problema do mau comportamento, mesmo se não tivermos a ajuda dos pais.

Portanto, vale a pena conhecer novas técnicas e adaptá-las para sua realidade para melhorar o comportamento dos alunos e o clima da sala.  E qualquer melhora que aconteça já irá desperta no aluno mais aprendizado e no professor, um sentimento de realização, satisfação e glória.

Descubra e já comece usar as muitas estratégias que centenas de professores estão usando aqui no Brasil para resolver o problema de indisciplina na escola CLICANDO no botão laranja.

Quero descobrir agora

35 Comentários

  • by Denise Posted 15/06/2017 18:57

    Não é o professor. É a falta de educação destes alunos. Não falam bom dia, com licença, por favor, etc. Muitos pais terceirizaram a educação e agora o professor é culpado? Poupe-me.

    • by Túria Costa Lopes Posted 16/06/2017 09:02

      Oi Denise, claro que não é culpa dos professores rsrs. Acho que não me expressei bem no post. Fiz até algumas alterações lá. Mas nós professores podemos ajudar esses alunos e é isso que acho importante. Professores que conseguem achar estratégias que melhorem o comportamento dos alunos podem compartilhar essas estratégias com outros professores. Já que não temos na maioria das vezes ajuda dos pais. Vocês professores já fazem milagres rsrs. A minha intenção é ajudar e não criticar. Abraços e tenha um ótimo fim de semana.

      • by Adriana Posted 16/06/2017 18:02

        A estratégia apenas e um pequeno paliativo para aliviar o problema da indisciplina e da falta de educação isso pode ser comparado a um sintoma de uma doença o médico pode até passar um remédio que pode amenizar o sintoma momentaneamente mais se a causa não for descoberta o problema voltará ainda com mais intensidade ou seja é preciso combater a causa que muitas vezes não é do professor que fica dando murro em ponta de faca se tornando um remédio paliativo

        • by Túria Costa Lopes Posted 16/06/2017 19:24

          Obrigada pelo feedback Adriana. Você está certa, descobrir o motivo da indisciplina é uma das formas para amenizar o problema. O professor geralmente conhece bem seus alunos e pode detectar esse problema e criar estratégias para mudar o seu comportamento, pelo menos o seu comportamento na escola. Claro que há casos mais patológicos e que irão precisar de acompanhamentos de especialistas e da ajuda dos pais, mas esse não é o caso da maioria da indisciplina nas escolas. Sabemos que há alunos que se comportam em determinadas aulas e com certos professores, e enlouquecem outros professores. Porque há professores que conhecem estratégias e usam feedback de forma eficiente e conseguem desenvolver sua autoridade e ganhar o respeito dos alunos. Qualquer dúvida estou à disposição no e-mail turialopes@professorideal.com

      • by edelcio Posted 19/06/2017 12:22

        Cobre dos nossos governantes melhores condições e recursos para que o professor possa trabalhar com mais galhardia. e cobre das famílias, educação, pois a escola é uma instituição para ensinar, impor regras, mais uma família desestruturada por razões sociais, culturais e morais, a escola não é Jesus cristo pra resolver isso, não é de competência do professor ser humilhado como está sendo ultimamente, seja pela falta de EDUCAÇÃO dos alunos, seja pelo pouco caso que as políticas governamentais estão dando para a educação brasileira

        • by Túria Costa Lopes Posted 20/06/2017 10:29

          Você tem toda razão Edelcio, a culpa não é do professor, mas podemos tentar fazer o que temos controle e alcance, como usar certas estratégias e feedback assertivo para minimizar a situação de indisciplina e tornar a aula mais produtiva.

          • by Milton lima de souza Posted 29/07/2017 15:07

            Boa tarde tenho dois filhos um com 23 outro com 25 nunca precisei de professores ou OUTRos para dar educação a eles, bastava um olhar ou gesto eles entendiam, sempre tive e tenho dificuldades, problemas nunca dependi desses malfeitores, desequilibrados, corruptos politícos que não FAzem nada PELo povo muito menos pelos professores

          • by Túria Costa Lopes Posted 31/07/2017 08:06

            Obrigada pelo feedback Milton. Realmente a situação do Brasil está bem complicada. Você tem razão, cada um tem que fazer a sua parte 😉

        • by Jefferson Posted 04/07/2017 22:04

          Nunca é a culpa do professor.
          sempre é a culpa dos outros.
          incrível como há hipocrisia demais na classe dos professores.
          vamos cobrar dos outros para resolver, mas nós não podemos fazer nada, porque não é problema meu.
          Se há indisciplina e o professor não consegue controlar, ele é também responsável. Simples assim.

          • by Túria Costa Lopes Posted 16/08/2017 16:05

            Oi Jefferson. Acredito que sempre precisamos fazer a nossa parte primeiro. Você tem razão. Espero vê-los mais por aqui. Abraços, Túria

        • by Milton lima de souza Posted 29/07/2017 15:12

          Os pais precisam participar, precisam ser pais presente e não ausente professores não são obrigados a educar filhos de ninguém, educação, comportamento, atitude e vergonha na cara quem tem quw dar somos nós pais, isso vem de berço!!!!

    • by Marialva Posted 16/06/2017 20:08

      culpa do professor??
      convido qualquer teórico,especialista para ficar uma semana na sala de aula.
      Acusar é fácil.
      Falta FORMAÇÃo ao professor??
      Falta é educação,limites,regras e objetivos a essa GERAÇÃo e aos SEUs pais também.
      Sala de aula é literalmente campo de guerra….professor não é deus para operar milagres….na sala de aula tem de tudo ….tudo….tudo o Que vc imaginar….a maioria dos alunos não querem aprender e pronto.
      Professor fica implorando,pedindo pelo amor de deus para que os mesmos se comportem…para tentar APRENDEr.fico irritada,o problema não são os professores…..são alunos e família.

      • by Túria Costa Lopes Posted 17/06/2017 14:58

        Oi Marialva, realmente você tem razão, não é culpa do professor. Mas há professores que conseguem amenizar o problema de indisciplina na sala por usar estratégias e feedback assertivos que geram maior respeito e mais produtividade. Qualquer dúvida estou à disposição. Abraços

  • by roselaine batista dos santos Posted 16/06/2017 09:51

    Qual o valor do curso?

    • by Túria Costa Lopes Posted 16/06/2017 12:51

      Olá Roselaine. O curso online custa R$18. A minha intenção é poder ajudar os professores de todo o Brasil, por isso quis fazer um preço acessível a todos. Se quiser saber mais, não hesite em perguntar, ok? Meu e-mail é turialopes@professorideal.com

  • by Yasmine Posted 16/06/2017 10:36

    Muito constrangedor o que a senhora fala. Atacando oS professores dessa maneira. Você deveria ir a todas as escolas e estudar melhor da onde se origina essa indisciplina. Está faltando para você mais prática e mente aberta. Sua crítica aos professores deixa bem claro que você não conhece a realidade escolar.

    • by Túria Costa Lopes Posted 16/06/2017 12:47

      Olá Yasmine. Acredito que você não entendeu o meu post e nem a minha intenção. Não estou culpando os professores, mas vejo professores lamentando pela falta de ajuda dos pais e não usando estrategias adequadas para trabalhar a indisciplina escolar. Tenho recebido pedidos de ajuda de muitos professores porque eles dizem que não tiveram preparo suficiente para estarem em sala de aula. Você deve ser uma professora que teve esse preparo e sabe muitas estratégias para ajudar seus alunos. Mas você, infelizmente, não é a maioria neste pais. Não há valorização pela profissão mais importante que é o professor. E é por isso que dedico 12 horas de cada dia (feriado e fins de semama) para estudar e aprender cada vez mais sobre educação em estudos e livros (principalmente do exterior porque infelizmente há pouca pesquisa em educação no Brasil) e ajudar os professores que querem e precisam de ajuda. Eu mesma já entrei em sala de aula despreparada, perdi até a voz e fiquei esgotada por querer ajudar meus alunos mas não sabia como. Eu sou mãe também com dois filhos no ensino fundamental e já tive professor pedindo a minha ajuda e seguindo as minhas dicas. A mensagem é essa: ajudar uns aos outros…fazer o que podemos fazer e que está em nosso controle…sermos humildes e perceber que podemos sempre aprender mais… e acreditar que mesmo os alunos mal educados, com pais que não os ensinaram limites, podem querer aprender e gostar da escola. Estou aqui para ajudar. Desculpe-me pelo mal entendido 😉

    • by Yasmine Posted 16/06/2017 13:00

      Ainda coloca mediação para os comentários, me poupe.

      • by Túria Costa Lopes Posted 16/06/2017 13:05

        Infelizmente preciso moderar os comentários porque há spam inapropriados.

  • by Adriana Posted 16/06/2017 21:32

    Oi. As suas ESTRATÉGIAS também se aplicam ao ensino fundamental II e ensino medio ou o seu foco é no fundamental I? Pergunto isso, porque ja andei pesquisando sobre como lidar com a Indisciplina em sala de aula e Até encontrei literatura a respeito disso diSponível, mas Direcionada ao público infantil. Obg

    • by Túria Costa Lopes Posted 17/06/2017 14:50

      Oi Adriana, há várias estratégias que servem também para ensino fundamental II. Eu acabo achando mais informações na literatura estrangeira. Aqui no Brasil há realmente pouca coisa no assunto. Eu foco em pesquisas no exterior porque sei que muitos professores não conseguem ter acesso a essas informações por essas estarem em inglês. Se quiser saber mais entra em contato comigo, ok? Abraços.

  • by RAPHAEL Castanheira Posted 16/06/2017 23:11

    TÚRIA, BOA NOITE! GOSTEI E ACHEI MUITO PERTINENTE O TEMA. ACREDITO QUE O ENVOLVIMENTO DOS PAIS NO APRENDIZADO DOS FILHOS E O TRABALHO EM CONJUNTO COM A ESCOLA SERIA O IDEAL. PENA QUE OS PAIS EM GERAL NÃO TEM ESSA CONSCIÊNCIA OU TEMPO PARA ATENTAR PARA ISSO. NORMALMENTE OS PAIS PRESENTES NAS REUNIÕES DE PAIS NUNCA SÃO OS DOS ALUNOS MAIS PROBLEMÁTICOS EM TERMOS DE COMPORTAMENTO.

    • by Túria Costa Lopes Posted 17/06/2017 14:44

      Obrigada pelo feedback Raphael. E você tem toda razão sobre os pais na reunião. Pura verdade infelizmente. Se você quiser saber mais sobre o assunto e receber dicas e informações sobre educação, entra em CONTATO e deixa seu e-mail lá pedindo para entrar na lista vip, ok? Abraços 😉

  • by Amauri Posted 17/06/2017 15:36

    Eu so acho que no esterior ,Não tem muito haver com a nossa realidade.não tem como duas pessoas uma andando e outra correndo trocar figurinhas.

    • by Túria Costa Lopes Posted 19/06/2017 10:51

      Oi Amauri, realmente as realidades são bem diferentes. Eu vivi 6 anos nos Estados Unidos, 3 meses na França e o restante aqui no Brasil e pude constatar isso. Mas há muitas semelhanças também, muito mais que imaginamos. Eu escolho estratégias e técnicas para compartilhar que podem e funcionam na nossa realidade. Por exemplo eu não falo sobre o uso de tecnologia porque sei que seria impossível na grande maioria das escolas. E outras coisas mais…Enfim, precisamos filtrar e explorar as alternativas. Abraços e tenha uma ótima semana 😉

  • by Alexandre pereira Posted 18/06/2017 01:14

    Nas escolas públicas o excesso de ALUNOs por sala de aula incentiva a indisciplina.
    Agravando ainda mais, Os alunos estão espertos e sabem que basta ter presença para passar de ANO; eles não tem interesse e acham que mandam na escola.
    O professor Tem que ser muito mais valorizado, respeitado.

    • by Túria Costa Lopes Posted 19/06/2017 10:43

      Concordo plenamente Alexandre. A situação da educação no Brasil é triste. Por isso tenho este blog…porque precisamos nos ajudar. Se você quiser dicas e informações sobre educação é só deixar o seu e-mail nos CONTATOS que eu coloco você na minha list vip, ok? Abraços e tenha uma ótima semana.

  • by Valdeci Posted 04/07/2017 21:05

    Não estou aqui para julgar NINGUÉM, nem vou generalizar, mas QUANDO tocamos no ponto sensível, todos se incomodam.
    É real a existência de professores Que limitam-se apenas ao recebimento do seu salário e não estão nem aí para o Que realmente deviam fazer em sala de AULA. Esses realmente botam a culpa em todo MUNDO e se eximem de qualquer falha.
    É sabido Que a questão da indisciplina é um fator gritante em nossas salas de aula, algo proveniente de alguns fatores familiares, sociais,…, mas isso não impede Que eu enquanto educador desempenhe o meu papel de forma justa e responsável. Não cabe a nós enquanto educadores, ficar jogando a culpa para outros e fingir Que fiz minha parte.

    • by Túria Costa Lopes Posted 14/07/2017 18:23

      Obrigada pelo feedback Valdeci e Jefferson. Concordo plenamente com vocês. Precisamos fazer primeiro a nossa parte, o que está em nosso alcance, o que podemos controlar. Espero ver vocês mais aqui 😉

  • by ANDRIELLI VILANOVA DE CARVALHO Posted 07/07/2017 09:31

    Olá, ADOREI o texto, acredito como educadora que é preciso refletir sobre como lidar como a INDISCIPLINA na sala de aula. Concordo com os comentários anteriores em relação a sobrecarga que não só o professor recebeu,mas toda a escola, todos os setores, desde a orientação, supervisão, SECRETARIA etc. Não acho que exista fórmula para isso,mas convivo com muitos colegas que só enxergam o lado negativo e nada realizam para tentar obter UM resultado. A nossa escola está ultrapassada, não podemos concorrer com a tecnologia, pois a escola é sucateada. Acho que devemos tentar mudar a nossa metodologia e debater ela com os demais colegas.

    • by Túria Costa Lopes Posted 14/07/2017 18:24

      Você está certíssima Andrielli. Espero vê-la mais aqui. Abraços 😊

  • by Gerlane Posted 13/07/2017 18:31

    COncordo pois a FALta de INDIsciplina dos alunos já vem de CAsa. TRABalho em uma TUrma multiseriada e o MAIor problema da SALA é a indisciplina por favor se vc puder me ajude ❤❤

    • by Túria Costa Lopes Posted 14/07/2017 18:33

      Obrigada Gerlane pelo feedback. Se quiser entrar na minha lista vip eu posso te mandar vários conteúdos para você. É só me mandar um e-mail para turialopes@professorideal.com

  • by Iracema Lima Posted 13/07/2017 21:10

    Cada dia que passa piora mais ainda. Tenho problemas também com indisciplina onde trabalho e não é diferente em outras escolas. A educação vem de casa, tem mães, tias, avós que chegam na escola e dizem: ” Professora, não sei mais o que faço.” É o professor que vai resolver?

    • by Túria Costa Lopes Posted 14/07/2017 18:40

      Olá Iracema. Infelizmente há vários pais inadequados que têm medo de frustar e chatear os filhos e acabam não dando limites e nem orientando-os como deveria. E o pior é que “soltando” os filhos pode provocar neles mais insegurança e frustração. Com certeza não é o professor que vai resolver, mas ele pode amenizar e conquistar a confiança e respeito dos seus alunos. Abraços 😉

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *