Os alunos precisam fazer mais do que memorizar fatos. Eles precisam escrever artigos que lhes darão a oportunidade de analisar informações e chegar em uma conclusão. E também eles devem fazer apresentações orais que demonstrem seu conhecimento e discutam ideias e reflexões. Eles precisam aprender a realizar pesquisas acadêmicas e experimentos científicos. E ao longo de tudo isso, eles devem saber fazer perguntas certas e esclarecedoras. Portanto, é extremamente importante ensinar o aluno a pensar e a ser mais ativo e crítico.
Os alunos são intrinsecamente curiosos sobre o mundo ao seu redor. Eles querem crescer intelectualmente e se engajar em coisas que os desafiam. Impulsioná-los a fazerem perguntas em vez de respondê-las, pode torná-los mais intelectualmente curiosos. Portanto, se você realmente quer estimular e ensinar o aluno a pensar, faça com que eles façam perguntas eficientes.
Perguntas eficientes podem levar sem dúvida os alunos a investigarem o contexto e a essência de um problema e a partir disso chegarem em uma conclusão e em uma viável solução. Uma boa pergunta pode inspirar os alunos na busca por conhecimento e da descoberta. E ao criar esses tipos de perguntas, os alunos conseguem analisar e avaliar em vez de simplesmente declarar um fato. E isso é que dá origem a outras questões.
Assista agora este vídeo com uma sugestão de atividade a fim de estimular os alunos a pensar e a criarem boas perguntas.
Deixe seu comentário