À medida que o ensino a distância síncrono (interação entre os participantes da aula ocorre de maneira simultânea) e assíncrono (alunos e professores não estão conectados ao mesmo tempo), como podemos capacitar os alunos para que se apropriem mais de sua aprendizagem? Uma estratégia fácil de implementar é usar a autoavaliação.
Para alunos de ensino fundamental 1, uma dica de conceito bastante interessante é usar emojis para os alunos avaliarem sua compreensão de uma lição. Por exemplo:
🙂 um emoji sorridente para indicar “Eu entendi completamente esta lição”
🤔 um emoji pensativo para “Ainda estou pensando em algumas partes da lição”
😥 um emoji triste para sinalizar “Eu não entendo esse conceito ainda!”
Você pode pedir para seu alunos escolherem o emoji e enviá-lo pelo chat (sala de bate papo) durante a aula remota depois que você explicou algo ou corrigiu um exercício. E se os alunos estão aprendendo através de vídeoaula (ensino assíncrono), eles podem enviar sua avaliação por e-mail ou grupo de whatsapp.
Uma outra opção que pode ser usada para ensino fundamental 1 e 2 e também para ensino médio é incentivar os alunos a usarem as palavras abaixo ao avaliarem uma atividade ou um tema da aula tanto no formato síncrono como assíncrono:
Novato: Eu ainda sei pouco sobre o assunto e tenho muitas dúvidas
Testante: Estou começando a entender algumas partes e estou tentando, mas tenho algumas dúvidas
Praticante: Já entendo bem e já consigo fazer sozinho, mas cometo ainda poucos erros.
Mestre: Estou dominando bem
Assista agora o vídeo abaixo para conhecer uma atividade de autoavaliação que os alunos podem usar os conceitos mencionados acima.
2 Comentários
oLÁ TÚRIA,
EXCELENTE DICA PARA MOBILIZAR O ALUNO À REFLEXÃO E MOBILIZAÇÃO PARA SE TORNAR UM ESTUDANTE.
PARA CADA AUTOAVALIAÇÃO, ACHO INTERESSANTE ELABORAR QUESTÕES QUE BUSQUEM LEVAR O ESTUDANTE A REFLETIR SOBRE OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE CADA ATIVIDADE, APROVEITANDO A TAXONOMIA DE BLOOM PARA AFERIR O GRAU DE PERCEPÇÃO.
oBS.: TENTEI ESCREVER COM LETRAS MINÚSCULAS, MAS O SISTEMA NÃO PERMITE. (SORRY)
Obrigada Renato pelo feedback. Boa observação. Espero vê-lo mais por aqui. E se puder por favor compartilhe este post 😉
Deixe seu comentário