Imagina ter um aluno aceito em uma das melhores universidade dos Estados Unidos! Leonardo da Silva, de 17 anos, recém-formado no ensino médio em uma escola pública estadual de uma pequena cidade no interior de Rondônia, Presidente Médici, foi aprovado em quatro das melhores universidades do mundo: Harvard, Stanford, Tufts e Columbia. Ele que sempre estudou em escolas públicas, vai estudar em Harvard, onde ele conseguiu uma bolsa integral.
Este jovem que irá estudar na mesma universidade que Barack Obama, Al Gore, Bill Gates e John Kennedy estudou, diz ser uma pessoa comum que gosta de jogar futebol, videogame, sair com amigos e passar tempo com a família. Mas ele admite que que sempre gostou de ler e estudar.
Ele diz que o processo de aceitação nessas universidades é muito complicado, mas “é muito mais relacionado à resiliência do que com genialidade. Muitas pessoas não conseguem mesmo sendo muito boas pois não persistem no processo”.
Segundo sua mãe, Andreia da Silva Brito, que é professora, “ele tinha dúvidas, dificuldades, como qualquer outro aluno. Mas o que eu percebi desde o início de diferente nele é que sempre que ele sentava para fazer uma tarefa, ele não sentava para se livrar daquela obrigação, mas, sim, para realmente aprender”.
Leonardo também sempre foi interessado em grupos de estudo, concursos e olimpíadas . Ele acredita que eles o ajudavam a treinar sua concentração, resiliência e possibilitava ampliar os seus conhecimentos. Ele também diz que humildade é fundamental.
“Quando você participa desses programas, dessas olimpíadas, é uma experiência que te torna muito mais humilde. Eu sei que eu vou sempre ter muita coisa a aprender e sempre terá alguém melhor que eu para ensinar alguma coisa diferente”, diz o jovem rondoniense.
A lição que o Leonardo nos ensina é que entender o propósito do estudo e do saber é fundamental para o sucesso acadêmico, junto com esforço, resiliência e humildade.
Ajudar os alunos a desenvolverem essas habilidades e incentivá-los a participarem de projetos, pesquisas, grupos de estudo, concursos e olimpíadas podem fazer a diferença nas suas vidas.
Juntos somos mais fortes!
Outros artigos que você vai gostar:
1 Comentários
PARABÉNS!
Deixe seu comentário