Como ajudar seus alunos a terem sucesso acadêmico- Professor Ideal

Como ajudar seus alunos a terem sucesso acadêmico

Como ajudar seus alunos a terem sucesso acadêmico

O sucesso do aluno com certeza é a prioridade número um do professor. O  sucesso acadêmico não é apenas tirar uma boa nota mas também significa despertar a curiosidade, ter um maior envolvimento nas aulas e atingir o seu potencial. A seguir estão quatro estratégias que você pode seguir para ajudar seus alunos a terem sucesso.

Comece e termine bem a aula

Faça a mesma atividade nos primeiros cinco minutos de aula e a mesma atividade nos últimos cinco minutos para que os alunos saibam: “OK, é hora de começar a aula”, ou “É hora de se preparar para sair”. Pode ser algo simples como comprimentá-los e dizer “cinco segundos para vocês tirarem seus livros e cadernos da mochila e colocar em cima da mesa” e depois dizer “agora mais cinco segundos para abrir o caderno e o livro na página 68” e em seguida escrever na lousa os tópicos que serão abordados na aula. 

Se você for consistente com a forma que inicia e termina a aula, isso se tornará natural para seus alunos e por consequência eles provavelmente terão um melhor comportamento na aula.

Crescer continuamente em sua profissão

Novas ideias e estratégias pedagógicas podem melhorar seu ensino diário. Manter-se atualizado com as informações mais recentes por meio de blogs, posts, vídeos, cursos pode torná-lo um professor melhor. Consequentemente, isso acarretará nos alunos um maior interesse e sucesso. Além disso, ensinar as mesmas lições a cada ano letivo pode se tornar monótono com o tempo. Isso pode resultar em ensino não inspirado. Os alunos definitivamente perceberão isso e ficarão entediados e distraídos. Incluir novas idéias e métodos de ensino pode fazer uma grande diferença.

Seja transparente e pronto para ajudar

Forneça aos alunos um plano de estudos no início do ano que explique todo processo avaliativo. Como por exemplo saber quais conteúdos estudar  e como estudar. Uma explicação sobre o formato das provas e quizzes também é importante para o aluno se preparar melhor para resolver as questões. 

Se você atribuir uma tarefa complicada ou subjetiva, como uma redação ou um artigo de pesquisa, liste os critérios de avaliação que você irá seguir. Se os alunos participarem de laboratórios de ciências, certifique-se de que eles entenderam exatamente como você avaliará sua participação e seu trabalho.

Por exemplo, se você der um “C” em uma redação, mas não a editou ou não explicou por que o aluno obteve aquela nota, seu aluno não irá concordar com a nota e provavelmente se esforçará pouco para a próxima tarefa. Faça com que os alunos verifiquem suas notas com frequência ou forneça-lhes impressos para que estejam sempre cientes de onde estão em sua classe. Se eles ficaram para trás, reúna-se com eles e crie um plano para conduzi-los ao sucesso.

Agora assista o vídeo abaixo para mais dicas sobre como ajudar os alunos a terem mais sucesso acadêmico.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *