Usando o tempo a seu favor: como manter alunos focados nas atividades – Professor Ideal
Usando o tempo a seu favor: como manter alunos focados nas atividades

Você já sentiu que nunca há tempo suficiente para fazer tudo em sua aula? Que você está sempre atrasado com a matéria? E que seus alunos demoram muito para terminar (e as vezes nem terminam) uma tarefa?

Hoje, eu vou compartilhar com você algumas das ferramentas e estratégias para manter a sua sala de aula produtiva e os alunos ocupados e aprendendo.

Você já usou cronômetros em sua aula?

Os cronômetros são uma excelente maneira de motivar seu aluno a concluir tarefas e seguir instruções, principalmente se você tem algum aluno com Autismo  ou Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Os alunos aprendem a: programarem seu tempo, focarem na conclusão da tarefa, e a entenderem quando esperar uma transição.  Além disso, ajuda a construir uma atitude de “eu posso fazer isso!”  E como é o cronômetro que está determinando o tempo e não o professor,  o aluno acaba demonstrando menos resistência.

Você pode usar um cronômetro online. Aqui está um site bem interessante com vários tipos de cronômetros para diferentes idades. Você pode  até pedir para os alunos escolherem quem vai ganhar.

https://www.online-stopwatch.com/classroom-timers/

E pode também ser usado ampulhetas, “timer” de cozinha e aplicativos de celular. E até apresentação de Power Point pode cronometrar o tempo que o aluno tem para responder alguma questão ou fazer uma atividade. Você consegue estipular a duração de um slide dentro de “animações.”

Você pode limitar o tempo para os alunos fazerem uma atividade em sala, mas pode também usar para dar intervalos entre uma atividade e outra. Alguns alunos têm dificuldade em focar em uma atividade por períodos prolongados sem interrupção. Eles podem ficar frustrados ou mentalmente esgotados. Alguns alunos começam a olhar em volta, conversar e brincar com lápis, canetas e borrachas e as vezes até dizem “Estou muito cansado” “É muito difícil” “Não entendi” “Não consigo fazer” ou “Eu não gostei deste exercício.” Este é um ótimo método para incentivar a conclusão do tarefa, porque os alunos gostam de trabalhar para depois fazer algo divertido. E muitos alunos também precisam de uma pausa mental para poderem trabalhar mais eficientemente.

Você pode, portanto, dizer para os alunos que eles irão fazer uma atividade e depois irão ter uma pausa. Por exemplo, eles terão 10 minutos para fazer 3 questões e depois terão 5 minutos de intervalo para fazer algo de sua escolha, podendo ser leitura, desenho, jogos individuais, etc. Tudo cronometrado. Em seguida, os alunos podem voltar a fazer mais questões.  Certifique-se de que os alunos possam ver o cronômetro para saber exatamente quanto tempo ainda resta.

Mas cuidado em usar cronômetros demasiadamente. Em várias atividades os alunos precisam de liberdade para pensar e refletir sobre o conteúdo para chegar em um resultado.

ASSISTA o VÍDEO abaixo e conheça mais dicas para motivar seus alunos a querem estudar e focarem nas atividades.

4 Comentários

  • by Juliana silva Posted 27 de abril de 2018 15:17

    muito bom o conteudo do texto. irei seguir o blog sempre. parabéns

    • by Túria Costa Lopes Posted 27 de abril de 2018 16:30

      Obrigada Juliana pelo feedback. Compartilhe se puder, ok? 😉

  • by Aretusa Andrade Silva Posted 29 de maio de 2018 16:40

    Muito bom! Vou começar a usar, mais um apoio para minhas aulas. 😉

    • by Túria Costa Lopes Posted 5 de junho de 2018 18:26

      Que bom que pude ajudar. Tenha uma semana maravilhosa 😉

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *