Você já sentiu que nunca há tempo suficiente para fazer tudo em sua aula? Que você está sempre atrasado com a matéria? E que seus alunos demoram muito para terminar (e as vezes nem terminam) uma tarefa?
Hoje, eu vou compartilhar com você algumas das ferramentas e estratégias para manter a sua sala de aula produtiva e os alunos ocupados e aprendendo.
Você já usou cronômetros em sua aula?
Os cronômetros são uma excelente maneira de motivar seu aluno a concluir tarefas e seguir instruções, principalmente se você tem algum aluno com Autismo ou Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Os alunos aprendem a: programarem seu tempo, focarem na conclusão da tarefa, e a entenderem quando esperar uma transição. Além disso, ajuda a construir uma atitude de “eu posso fazer isso!” E como é o cronômetro que está determinando o tempo e não o professor, o aluno acaba demonstrando menos resistência.
No curso sobre indisciplina eu dou várias outras dicas sobre como usar cronômetros para alunos de diferentes idades.
Você também pode limitar o tempo para os alunos fazerem uma atividade em sala, mas pode também usar para dar intervalos entre uma atividade e outra. Alguns alunos têm dificuldade em focar em uma atividade por períodos prolongados sem interrupção. Eles podem ficar frustrados ou mentalmente esgotados. Alguns alunos começam a olhar em volta, conversar e brincar com lápis, canetas e borrachas e as vezes até dizem “Estou muito cansado” “É muito difícil” “Não entendi” “Não consigo fazer” ou “Eu não gostei deste exercício.” Este é um ótimo método para incentivar a conclusão do tarefa, porque os alunos gostam de trabalhar para depois fazer algo divertido. E muitos alunos também precisam de uma pausa mental para poderem trabalhar mais eficientemente.
Você pode, portanto, dizer para os alunos que eles irão fazer uma atividade e depois irão ter uma pausa. Por exemplo, eles terão 10 minutos para fazer 3 questões e depois terão 5 minutos de intervalo para fazer algo de sua escolha, podendo ser leitura, desenho, jogos individuais, etc. Tudo cronometrado. Em seguida, os alunos podem voltar a fazer mais questões. Certifique-se de que os alunos possam ver o cronômetro para saber exatamente quanto tempo ainda resta.
Mas cuidado em usar cronômetros demasiadamente. Em várias atividades os alunos precisam de liberdade para pensar e refletir sobre o conteúdo para chegar em um resultado.
ASSISTA o VÍDEO abaixo e conheça mais dicas para motivar seus alunos a querem estudar e focarem nas atividades.
7 Comentários
muito bom o conteudo do texto. irei seguir o blog sempre. parabéns
Obrigada Juliana pelo feedback. Compartilhe se puder, ok? 😉
Muito bom! Vou começar a usar, mais um apoio para minhas aulas. 😉
Que bom que pude ajudar. Tenha uma semana maravilhosa 😉
Adorei a dica. já baixei 3 aplicativos de cronômetros e vou utilizar em sala. eles realmente adoram essa contagem regressiva pois adoram os “jogos” do kahoot. obrigadA.
Que ótimo. Fico feliz em poder ajudar.
Adorei sobre a técnica do pomodoro. A princípio achava que tinha mais aplicação em Administração mas levaste-me a sala de aula e as aulas restritas.
Parabéns!
Deixe seu comentário