Usando o tempo a seu favor: como manter alunos focados nas atividades - Professor Ideal

Usando o tempo a seu favor: como manter alunos focados nas atividades

Usando o tempo a seu favor: como manter alunos focados nas atividades

Você já sentiu que nunca há tempo suficiente para fazer tudo em sua aula? Que você está sempre atrasado com a matéria? E que seus alunos demoram muito para terminar (e as vezes nem terminam) uma tarefa?

Hoje, eu vou compartilhar com você algumas das ferramentas e estratégias para manter a sua sala de aula produtiva e os alunos ocupados e aprendendo.

Você já usou cronômetros em sua aula?

Os cronômetros são uma excelente maneira de motivar seu aluno a concluir tarefas e seguir instruções, principalmente se você tem algum aluno com Autismo  ou Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Os alunos aprendem a: programarem seu tempo, focarem na conclusão da tarefa, e a entenderem quando esperar uma transição.  Além disso, ajuda a construir uma atitude de “eu posso fazer isso!”  E como é o cronômetro que está determinando o tempo e não o professor,  o aluno acaba demonstrando menos resistência.

No curso sobre indisciplina eu dou várias outras dicas sobre como usar cronômetros para alunos de diferentes idades.

Você também pode limitar o tempo para os alunos fazerem uma atividade em sala, mas pode também usar para dar intervalos entre uma atividade e outra. Alguns alunos têm dificuldade em focar em uma atividade por períodos prolongados sem interrupção. Eles podem ficar frustrados ou mentalmente esgotados. Alguns alunos começam a olhar em volta, conversar e brincar com lápis, canetas e borrachas e as vezes até dizem “Estou muito cansado” “É muito difícil” “Não entendi” “Não consigo fazer” ou “Eu não gostei deste exercício.” Este é um ótimo método para incentivar a conclusão do tarefa, porque os alunos gostam de trabalhar para depois fazer algo divertido. E muitos alunos também precisam de uma pausa mental para poderem trabalhar mais eficientemente.

Você pode, portanto, dizer para os alunos que eles irão fazer uma atividade e depois irão ter uma pausa. Por exemplo, eles terão 10 minutos para fazer 3 questões e depois terão 5 minutos de intervalo para fazer algo de sua escolha, podendo ser leitura, desenho, jogos individuais, etc. Tudo cronometrado. Em seguida, os alunos podem voltar a fazer mais questões.  Certifique-se de que os alunos possam ver o cronômetro para saber exatamente quanto tempo ainda resta.

Mas cuidado em usar cronômetros demasiadamente. Em várias atividades os alunos precisam de liberdade para pensar e refletir sobre o conteúdo para chegar em um resultado.

ASSISTA o VÍDEO abaixo e conheça mais dicas para motivar seus alunos a querem estudar e focarem nas atividades.

Se você quiser ter um ano mais tranquilo e com alunos prestando atenção em você CLIQUE no botão abaixo e conheça muito mais dicas.
Quero saber mais

6 Comentários

  • by Juliana silva Posted 27 de abril de 2018 15:17

    muito bom o conteudo do texto. irei seguir o blog sempre. parabéns

    • by Túria Costa Lopes Posted 27 de abril de 2018 16:30

      Obrigada Juliana pelo feedback. Compartilhe se puder, ok? 😉

  • by Aretusa Andrade Silva Posted 29 de Maio de 2018 16:40

    Muito bom! Vou começar a usar, mais um apoio para minhas aulas. 😉

    • by Túria Costa Lopes Posted 5 de junho de 2018 18:26

      Que bom que pude ajudar. Tenha uma semana maravilhosa 😉

  • by Cintia Posted 31 de outubro de 2020 16:32

    Adorei a dica. já baixei 3 aplicativos de cronômetros e vou utilizar em sala. eles realmente adoram essa contagem regressiva pois adoram os “jogos” do kahoot. obrigadA.

    • by Túria Costa Lopes Posted 11 de novembro de 2020 17:18

      Que ótimo. Fico feliz em poder ajudar.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *