Tenho vários artigos onde eu pontuo a importância de como corrigir os alunos de forma eficiente em sala de aula. Hoje vou focar no uso do feedback focado na tarefa. Este tipo de feedback, muitas vezes chamado de feedback corretivo, é focado no quão bem uma tarefa está sendo realizada, indicando respostas corretas e incorretas, completando respostas e sugerindo respostas diferentes.
Este feedback pode ser poderoso quando o aluno está começando aprender algo novo e serve como alicerce no processo de aprendizagem.
Os professores, algumas vezes, misturam este feedback com o feedback focado no aluno, por exemplo, “menino inteligente, a resposta está correta”. O apropriado aqui seria “a resposta está correta.”
Aqui estão alguns exemplos deste tipo de feedback:
“A resposta está incompleta porque faltou falar sobre hemisfério. Tenta completá-la por favor”.
“A sua primeira informação sobre o assunto não está clara porque você não usou o verbo correto. Releia e estruture a sua frase de forma diferente, usando a palavra transformar”.
No VÍDEO abaixo eu falo mais sobre feedback e como usá-lo de forma mais eficiente para ajudar os alunos a terem melhor desempenho. CLIQUE para assistir agora.
2 Comentários
Olá profa. túria:
seu material é sempre muito proveitoso para nós professores que atuamos em sala de aula com adolescentes que não têm o interesse devido. para mim, e creio que para todos, é muito interessante, pois tem me ajudado bastante, pois sou um professor já idoso e não tenho muita paciência e suas dicas me ajudam sobremaneira em minhas aulas de língua portuguesa e língua inglesa.
Obrigada pelo feedback. Fico muito feliz em poder ajudar 😉
Deixe seu comentário