Como corrigir os alunos de forma eficiente - Blog para professores

Como corrigir os alunos de forma eficiente, ajudando-os a avançar

Como corrigir os alunos de forma eficiente, ajudando-os a avançar

Tenho vários artigos onde eu pontuo a importância de como corrigir os alunos de forma eficiente em sala de aula. Hoje vou focar no uso do feedback focado na tarefa. Este tipo de feedback, muitas vezes chamado de feedback corretivo, é focado no quão bem uma tarefa está sendo realizada, indicando respostas corretas e incorretas, completando respostas e sugerindo respostas diferentes.

Este feedback pode ser poderoso quando o aluno está começando aprender algo novo e serve como alicerce no processo de aprendizagem.

Os professores, algumas vezes, misturam este feedback com o feedback focado no aluno, por exemplo, “menino inteligente, a resposta está correta”. O apropriado aqui seria “a resposta está correta.”

Aqui estão alguns exemplos deste tipo de feedback:

“A resposta está incompleta porque faltou falar sobre hemisfério. Tenta completá-la por favor”.

“A sua primeira informação sobre o assunto não está clara porque você não usou o verbo correto. Releia e estruture a sua frase de forma diferente, usando a palavra transformar”.

No VÍDEO abaixo eu falo mais sobre feedback e como usá-lo de forma mais eficiente para ajudar os alunos a terem melhor desempenho. CLIQUE para assistir agora.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *