Realmente não é fácil saber como lidar com certos alunos em sala de aula e isso acaba tornando a rotina de trabalho bem estressante. Pode parecer estranho, mas muito do seu sucesso com alunos difíceis pode depender do que você não faz. Pode ser um desafio recusar-se a seguir todos ao seu redor, incluindo seus colegas de trabalho mais próximos e seguir o seu próprio caminho. Mas vale a pena tentar evitar as três estratégias a seguir. Você descobrirá uma incrível capacidade natural de se conectar e influenciar seus alunos mais difíceis, abrindo caminho para uma melhoria genuína e transformadora.
Intimidação
Qualquer estratégia que busque assustar ou intimidar os alunos a se comportarem melhor vai causar o resultado contrário que o esperado. Embora gritar, ameaçar e repreender possa resultar em melhoria imediata, sua natureza ofensiva garantirá que seja apenas temporária.
Seu uso fará com que os alunos não gostem muito de você, o que prejudicará seus esforços para construir relacionamentos influentes com eles. Assim, eles não irão confiar em você, nem ouví-lo e nem se importar com o que você tem a dizer. E eles irão ter uma tendência em comportar-se mal quando você virar as costas.
Persuasão
Tentar convencer os alunos a se comportarem, dizer o que eles devem pensar e sentir, e forçar uma explicação de porque eles se comportaram mal geralmente gera desconforto e irritação.
Tirar o aluno da sala e exigir que ele fale sobre o acontecido causa a construção de muros fortificados, atrás dos quais ele vai papaguear o que você quer ouvir, tornar-se argumentativo e desrespeitoso, ou até calar-se completamente.
Para uma melhoria duradoura, o aluno precisa ter a oportunidade de refletir sobre o mau comportamento, assumir a responsabilidade e resolver fazer tudo isso sozinho, por conta própria. Seu trabalho é ser um líder o qual eles confiam, respeitam e acreditam.
Submissão
Desistir dos alunos difíceis e ignorar algumas vezes comportamentos inadequados passa a mensagem que você não se importa, que pensa que eles estão além da esperança e que tentar ajudá-los não valem a pena.
Esta é uma mensagem devastadora que leva a um comportamento mais frequente e mais grave e a um buraco ainda mais profundo para sair.
Mantê-los em um padrão de comportamento que eles precisam para ter sucesso na escola é a coisa mais compassiva que você pode fazer por eles. E quando você oferece perdão de braços abertos e reconhece que eles estão tentando mudar, é possível abrandar o mais duro dos corações.
Todas as três estratégias acima aprofundam a alienação e a diferença que os alunos sentem. Elas causam ressentimento, desconfiança e uma maior compulsão por se comportar mal.
O que eles precisam não é mais atenção, mais discurso longos ou ameaças. O que eles precisam é de um professor que os inspire a seguir um caminho melhor.
Quer saber como ser esse professor e ter alunos escolhendo fazer a coisa certa? CLIQUE no botão abaixo e mude completamente o comportamento dos seus alunos como centenas de professores já estão fazendo.
E assista também este vídeo com mais uma dica ótima.
Deixe seu comentário