Os professores focam muito, ou devem focar, no progresso de seus alunos semanalmente, mas é importante também considerar seu próprio desempenho como professor. A auto-reflexão pode ser uma ferramenta valiosa que ajuda você a se tornar consciente de como você está ensinando, o que, por sua vez, torna você um professor melhor. Ensinar sem reflexão é ensinar as cegas e sem qualquer conhecimento de eficácia.
Idealmente, você deve refletir e pensar sobre o seu ensinamento ao longo do dia e ser capaz de ver o quão bem (ou limitado) um conteúdo está sendo recebido. Fazer ajustes é um sinal de um professor reflexivo e consciente da necessidade de sempre ter a mente aberta para mudanças e novos conhecimentos. Pelo menos semanalmente essa reflexão deve acontecer.
E é importante também perceber como você está emocionalmente e socialmente. Uma pessoa satisfeita e feliz é mais motivada e produtiva e é capaz de ser um melhor exemplo para os alunos, que nem sempre é tão fácil.
Aqui estão alguns exemplos de perguntas que você pode fazer a si mesmo 👇 Imprima se quiser.
Mais sobre o assunto nos links:
6 Comentários
como sempre arrebentando, conteúdos ótimos .
Obrigada Carlinha por estar sempre me acompanhando. Feedback como este me faz querer melhorar sempre e ajudar cada vez mais. Espero que você esteja gostando do curso sobre indisciplina. Abraços 😊
Obrigada, Túria, muito bem colocadas as sete perguntas que levam o professor a refletir sobre si mesmo e seu trabalho. Sabemos que o professor deve estimular o aluno e despertar deu interesse. No entanto, poucos refletem e buscam oferecer uma aula que leve o aluno a interessar-se pela disciplina.
Um abraço,
Ana Maria
Obrigada Ana Maria pelo seu feedback. Você tem toda razão. Sempre podemos melhorar. Espero te ver mais por aqui. Abraços, Túria
Bom , meus parabéns o conteúdo, tem uma visão muito ampla.
Obrigada Sandro. Apareça mais por aqui. Estarei sempre trazendo novidades, ok? 😉
Deixe seu comentário