Conhecendo mais sobre a BNCC – Professor Ideal:Dicas pedagógicas inovadoras

Conhecendo mais sobre a BNCC

Conhecendo mais sobre a BNCC

A base nacional comum curricular (BNCC) é um documento que prevê uma padronização do currículo escolar da educação básica com a finalidade de sanar o problema da desigualdade de conteúdos ministrados em território nacional.

O documento sobre a Educação infantil e ensino fundamental foi homologado em dezembro de 2017 e deve ser implementadas até 2020. A BNCC do ensino médio, por sua vez, foi aprovada pelo conselho de educação (CNE) em 4 de dezembro de 2018 e aguarda homologação do ministério da educação.

Este documento está organizado por áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. E há competências gerais e específicas, habilidades e aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas com os alunos em cada etapa da educação básica.

Há também um foco importante na educação integral, que visa a formação e o desenvolvimento humano global, envolvendo aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. O objetivo é preparar os jovens para o trabalho e para a construção de uma sociedade mais justa, respeitando às diferenças e diversidades. É sugerido também que sejam criadas situações de trabalho mais colaborativas, que se organizem com base nos interesses dos alunos, favorecendo assim o seu protagonismo.

Se você quer aprender como criar uma ambiente de sala de aula mais mais inovador e colaborativo, CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *