A voz é uma das ferramentas mais importante do professor. Mas a profissão exige horas e horas de uso vocal e mais de 63% dos professores relataram já terem tido alterações vocais, segundo estudo feito pelo Centro de Estudos da Voz (CEV) e pelo Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO), em associação à Universidade de Utah, nos Estados Unidos.
Neste mesmo estudo, 15,7% dos professores tiverem que mudar de atividade dentro da escola em razão do agravo de sintomas vocais e mais de 16% consideram a necessidade de mudar de profissão no futuro pelo mesmo motivo.
“Os dados mostram que, no que refere à voz, os professores estão em situação de risco. Os problemas têm impacto significativo no trabalho docente. Isso só reforça a necessidade de um trabalho preventivo, de forma a alertar o professor sobre como fazer o uso consciente de sua voz”, explica Fabiana Copelli Zambon, fonoaudióloga do SINPRO-SP e uma das autoras do estudo.
Assista este vídeo e saiba como cuidar da sua voz, prevenir futuros problemas e como fazer aquecimento vocal antes de entrar em sala.
3 Comentários
Legal,
Vou começar a fazer o aquecimento. Seguindo a página agora. 😉
Excelentes dicas, para mim será muuto útil pois ao falar muito minha voz começa a sumir.
Que bom que gostou. Se puder, compartilhe com outros professores, ok?
Deixe seu comentário