3 Ferramentas tecnológicas para usar em aula: Metodologia ativa

3 Ferramentas tecnológicas para usar em aula baseadas em metodologia ativa

3 Ferramentas tecnológicas para usar em aula baseadas em metodologia ativa

Uma das últimas palavras da moda na educação é “aprendizagem ativa”, conhecida em inglês como “active learning”, mas como isso realmente se parece na sala de aula? Essa metodologia ativa refere-se à ideia de que os alunos estão ativamente envolvidos no processo de aprendizagem, em vez de absorver passivamente o conteúdo. Os benefícios de usar tais atividades são muitos, incluindo habilidades aprimoradas de pensamento crítico, maior retenção e transferência de novas informações, mais motivação e habilidades interpessoais aprimoradas.

Como os professores podem começar? 

Uma ideia é mudar o foco da aula. Na hora do planejamento não só abordar atividades voltadas para o aprendizado individual, mas também atividades em pares e pequenos grupos que envolvam projetos colaborativos.

Além disso, ao final da aula, os professores que costumam perguntar para os alunos se eles entenderam o conteúdo e o que eles aprenderam, podem também pedir que eles compartilhem as coisas que eles fizeram e criaram na aula.

Aqui estão 3 de algumas ferramentas tecnológicas excelentes para usar na sua aula baseadas em metodologia ativa, mudando para uma cultura “Eu fiz”:

CANVA: APLICAÇÃO DE DESIGN GRÁFICO ONLINE

Estamos constantemente tentando fazer com que os alunos se interessem pela aula, sejam mais participativos, independentes e criativos. O Canva, é uma ferramenta fantástica de aprendizado. Os professores podem usá-lo para apresentar um conteúdo aos alunos de maneira visual, e os alunos podem usá-lo para organizar novos conceitos de maneira clara e intuitiva e criar soluções para problemas existentes. O aprendizado e o ensino acontecem conforme visualizamos, criamos, compartilhamos e revisamos. Tudo o que precisamos são as ferramentas certas para o trabalho.

O que é possível fazer no Canva?

Os alunos podem criar apresentações, capas para projetos, livro de poesia e redações, e-books, revistas ou fazer qualquer outro projeto. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar algo diferente e compartilhar suas ideias.

Além disso, o Canva pode ser usado para organizar informações complexas e criar infográficos coloridos e compartilháveis. E isso pode ajudar muito os alunos, principalmente aqueles que têm dificuldade em escrever narrativas. Por exemplo, você pode pedir para os alunos criarem infográficos listando possíveis soluções para problemas como para ajudar a prevenir as mudanças climáticas ou para construirmos um mundo melhor.

É possível também criar gráficos baseados em texto ou imagem e além disso os alunos podem usar o Canva para ilustrar conceitos matemáticos, estatísticos e científicos, tornado o projeto mais interessante. Por exemplo, os alunos que assumem que um projeto de matemática seja difícil, poderiam descobrir que gostam do aspecto criativo de uma atividade usando o Canva. Em vez de modelar gráficos em papel milimetrado, eles podem visualizar quantidades com designs coloridos e significativos.

Você encontrará no Canva desde fluxogramas, diagramas de Venn, mapas estratégicos até gráficos de comparação, barras e setores. E, é claro, você sempre poderá adaptá-los para se adequar à sua atividade e objetivo ou até criar seu próprio modelo do zero.

CLIQUE AQUI para assistir o vídeo do Rob Boliver que explica como usar o Canva.

Aprender não é um esporte para espectadores e sim uma atividade para jogadores que não só executam as jogadas mas também as criam e aprimoram. E usar ferramentas e atividades baseadas na Metodologia Ativa pode ser uma ótima maneira de envolver os alunos de forma mais profunda.

Quer conhecer mais 2 ferramentas tecnológicas excelentes para usar em aula baseadas em metodologia ativa? Assista o vídeo abaixo.


Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *