Aprendizagem Ativa – Professor Ideal:Dicas pedagógicas inovadoras

Aprendizagem Ativa

Aprendizagem Ativa

Seus alunos participam frequentemente da sua aula? Eles estão sempre refletindo e pensando sobre o que estão fazendo? Eles são curiosos e aplicados? Se a resposta é não, conheça mais sobre a aprendizagem ativa (active learning).

Aprendizagem ativa é uma abordagem educacional onde os alunos participam e se empenham vigorosamente no processo de aprendizagem, em vez de absorver o conteúdo passivamente em um formato discursivo. Em resumo, é um aprendizado ativo que exige que os alunos criem, descubram, usem brainstorming, solucionem problemas, reflitam, discutam, compartilhem, colaborem, critiquem, assessorem, avaliem e muito mais.

Vou aqui abordar 2 das diversas práticas usadas na aprendizagem ativa:

INSTRUÇÃO PELO COLEGA (peer instruction): método desenvolvido por Eric Mazur, da universidade de Harvard, que permite que os alunos aprendam uns com os outros, oferecendo oportunidades para que eles discutam conceitos na aula.

Por exemplo, os alunos recebem alguns minutos para pensarem sobre uma questão e formularem suas respostas. Depois os alunos formam grupos de 3 ou 4 alunos e discutem sobre uma resposta que todos concordam, para em seguida compartilharem suas idéias com toda a turma.

Uma outra variação é formar duplas e incentivar um relacionamento tutor e aluno, revezando os papéis.

Estas atividades são importantes porque elas incentivam o aluno a resumir o conteúdo, avaliar as ideias do colega e explicar as razões de seus argumentos. E isso promove o pensamento crítico e a retenção de informação na memória de longo prazo.

FEEDBACK: Existem muitos métodos de feedback incluindo auto-avaliação (self assessment) e avaliação pelos colegas (peer assessment). Por exemplo, para alguma atividade específica, os alunos podem ser orientados em como avaliar se o que eles fizeram foi feito bem e listar pontos que eles poderiam melhorar.

Esta prática incentiva o hábito reflexivo que é essencial para melhorar algo aprendido.  E também garante que os alunos assumam a responsabilidade pela sua própria aprendizagem, focando a atenção nos critérios para o sucesso e aumentando o esforço e a persistência.

Apesar desses métodos serem comprovados eficazes, não espere usá-los perfeitamente imediatamente. Certifique-se de entender por que e como eles devem funcionar, e adaptar a aplicação dos mesmos até que você perceba que está tendo bons resultados. Experimentar novas técnicas é como qualquer aprendizado que deve ser testado e ajustado de acordo com a necessidade.

Assista também este vídeo para conhecer exemplos de outras práticas da aprendizagem ativa:

Sugestões de referências: Geoff Petty, Eric Mazur, James E e Griffin Junior

Se você quer conhecer uma ótima técnica focada na Metodologia Ativa, CLIQUE no E-BOOK abaixo.

4 Comentários

  • by Zelzuíta Mendes dos Santos Posted 8 de maio de 2018 16:07

    gostei muito da apresentação de aprendizagem ativa, uso algumas atividades dentro dessa estratégia e com algumas turmas tem sido bem satisfatório e com outras a funcionalidade ainda é ineficaz; alunos desmotivados e que não querem se envolver…

    • by Túria Costa Lopes Posted 8 de maio de 2018 16:52

      Obrigada Zelzuíta pelo feedback. Como qualquer estratégia pedagógica, é necessário testar e ajustar de acordo com a turma. É assim mesmo. Mas felizmente há várias coisas diferentes que podemos usar. Vou trazer sempre novidades e mais ideias para ajudar a motivar o aluno a se engajar na aula. Se quiser saber quando eu publico algo novo, tem um aplicativo, o Bloglovin que te avisa. É só cadastrar o meu blog http://www.professorideal.com/blog/

  • by Jonild de Oliveira Rodrigues Posted 27 de maio de 2019 15:22

    Estou iniciando minha carreira no segundo ano do fundamental 1, ainda tem crianças que não sabem ler e escrever, é uma turma bem desinteressada, mas tentarei aplicar as dicas que vc está me dando, obrigada pelas orientações, bjs

    • by Túria Costa Lopes Posted 30 de maio de 2019 17:03

      Olá Jonild. Fico feliz em poder ajudar. Caso precise de mais ajuda, eu também dou Mentoria, ok?

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *