Dez dicas de como fazer uma videoaula - Professor Ideal

Dez dicas de como fazer uma videoaula

Dez dicas de como fazer uma videoaula

Na época dos meus pais havia apenas um quadro-negro e quando eu comecei a ir para a escola havia apenas uma lousa verde.  Agora, com os avanços da tecnologia, a educação está passando por uma mudança de 180 graus. Atualmente estamos em busca de dicas de como fazer uma videoaula e em formas de aliar tecnologia à educação.

Atualmente os ensinamentos que ocorriam dentro dos limites da sala de aula agora estão online. E os professores se viram obrigados a dar aulas de forma síncrona (ao vivo, onde alunos e professor estão no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual) ou de forma assíncrona (videoaula, onde alunos e professor não estão conectados ao mesmo tempo). E o uso de tecnologia na educação está permitindo que os alunos se empenham mais em pensar fora da caixa. Portanto, é o momento de começar usar atividades baseadas na metodologia ativa como, por exemplo, a sala de aula invertida.

Seguindo o formato de sala de aula invertida, fazer videoaulas é uma alternativa excelente mesmo quando as aulas são presenciais. Estudos mostram que 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais e são processadas 60.000 vezes mais rápido no cérebro que o texto. E estudos também dizem que os alunos têm mais probabilidade de assistir a vídeos do que de ler um texto. Com o aumento do acesso a dispositivos eletrônicos, os alunos agora podem usar seu telefone ou laptop e assistir videoaulas.

Dez dicas de como fazer uma videoaula

Dica 1: Imagem: Para ter uma uma boa qualidade de imagem você pode usar um smartphone que possui câmera com boa resolução. E existem também diversas ferramentas gratuitas que permitem a captura de tela e voz e edição para gravação de videoaulas. Sugiro a leitura desse post abaixo:

10 Programas para Gravar e Editar Videoaulas

Dica 2: Som: A fim de ter uma uma boa qualidade de som você precisa de um microfone capaz de captar o áudio com nitidez. Você pode usar o microfone do seu celular e prendê-lo embaixo da sua blusa.

Dica 3: Iluminação: Pense também no ambiente que você irá gravar e na  iluminação. Eu sugiro abrir as janelas para que a luz natural ajude na qualidade do seu vídeo.

Para conhecer as 7 dicas restantes, assista o vídeo abaixo:

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *