Ensino Híbrido para integrar a Educação à tecnologia

Ensino Híbrido para integrar a Educação à tecnologia: Uso do ensino online

Ensino Híbrido para integrar a Educação à tecnologia: Uso do ensino online

Retire seus livros e leia o primeiro capítulo. Esta é uma frase que você deve ter falado muitas vezes. Atualmente, essa frase pode ser substituída por “clique no link e siga as instruções no seu celular ou laptop”. A primeira situação ocorre em uma abordagem tradicional. O segundo representa um método de aprendizado moderno. O ensino híbrido é uma combinação entre o ensino presencial (tradicional) e o ensino online (moderno).

O Ensino Híbrido, ou Blended Learning, é uma das maiores tendências da educação do século 21, que visa potencializar e alternar diferentes situações de aprendizagem.  Esta proposta favorece momentos de criação, interação, colaboração e envolvimento entre os alunos e com as tecnologias digitais.

várias possibilidades de atividades seguindo a abordagem do ensino híbrido, por exemplo, individuais e em grupos, on-line e off-line, de debate e orientação, produção e pesquisa, leitura e exercícios. em sala de aula, em campo, ou até mesmo em casa. 

O ensino híbrido pode abranger parte do conteúdo dado em sala de aula e ser usado em diferentes formatos da metodologia ativa como “Rotações por estações”, “Sala de aula invertida”,“Técnica Jigsaw, entre outros.

Além disso, o ensino híbrido possibilita oferecer aos alunos oportunidade deles aprenderem conteúdos além do que já é oferecido na sala de aula. Pode ser oferecido, por exemplo,  vídeos, podcasts, artigos e até cursos para serem acessados remotamente. Para que esse método de aprendizado seja bem-sucedido, os alunos devem ser altamente motivados. Por isso é preciso que o professor seja bem claro ao explicar a importância desses conteúdos complementares ou extras e como eles podem ser acessados. 

Conheça no vídeo abaixo uma atividade interessante e simples para os alunos fazerem em casa.

E se você quiser inovar e aprender mais atividades baseadas na metodologia ativa como Rotação por Estação, Sala Invertida, Técnica Jigsaw e muitos mais, clique no botão laranja.

Quero saber mais

Este artigos também podem te interessar:

Como adicionar criatividade e paixão à sua sala de aula

Como ensinar melhor: Avaliação Formativa

Novas tendências de ensino

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *