Como ensinar melhor: Avaliação Formativa – Professor Ideal

Como ensinar melhor: Avaliação Formativa

Como ensinar melhor: Avaliação Formativa

Há vários fatores que impactam no processo de aprendizagem dos alunos como estrutura da sala, tempo de planejamento que o professor tem, qualidade da grade curricular, a relação entre pais e a escola entre outros. Mas o que tem sido observado e confirmado é que o fator que é significativamente mais importante em diversos sistemas educacionais de vários países do mundo é a habilidade e competência de cada professor.

Um professor eficaz, que produz o resultado ou efeito esperado, pode ajudar seus alunos em até 4 vezes mais comparado com um professor menos eficaz. Também foi observado que os alunos de famílias desfavorecidas obtêm o mesmo desempenho comparados com alunos de famílias mais privilegiadas se ensinados pelo um professor eficaz. Mas o que é ser um professor eficaz? É o professor que tem alunos que retém o conteúdo passado por muito tempo e não só para as provas. Que tem alunos não só com notas altas, mas que realmente aprenderam e que conseguem discutir sobre o conteúdo no ano seguinte.

Portanto você, professor ou professora precisa estar em constante aprendizado de novas técnicas e estratégias e aplicá-las em sala para melhorar sua prática pedagógica.  E mudar a rotina pedagógica é mudar o seu hábito como professor para fazer a maior diferença no aprendizado e na vida dos seus alunos.

Mas não pense que a necessidade de aprender novas técnicas significa que você esteja fazendo tudo errado ou que você não seja bom professor. Mas se queremos que os nossos alunos aprendam cada vez mais, nós precisamos também querer aprender sempre mais.

Mas como saber quais estratégias realmente funcionam, que realmente ajudam nossos alunos a terem melhor desempenho?

Uma das formas é usar a avaliação formativa.

CLIQUE e ASSISTA o vídeo sobre o que é avaliação formativa e conheça exemplos práticos para serem usados com seus alunos.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *