Como a hierarquia de necessidade de Maslow pode ser usada em sala de aula – Professor Ideal
Como a hierarquia de necessidade de Maslow pode ser usada em sala de aula

Como a hierarquia de necessidade de Maslow pode ser usada em sala de aula

A Hierarquia das Necessidades de Maslow é uma teoria de motivação que pode ser usada em ambientes educacionais. Nesta teoria, Abraham Maslow sugeriu que, antes de as pessoas atingirem todo o seu potencial, elas precisam satisfazer uma série de necessidades. É importante notar que Maslow baseou sua teoria mais na filosofia do que na evidência científica.

Uma vez que os alunos entram em nossa escola, temos a oportunidade de avaliar as suas necessidades e depois adaptar nossas instruções às suas necessidades. Abaixo estão as etapas gerais em ordem e descrições da hierarquia de necessidades de Maslow:

Algum aluno está entrando em nossa sala de aula sem que suas necessidades Fisiológicas sejam atendidas? Veja a figura acima. Para garantir que essas necessidades básicas estejam sendo atendidas, permita que os alunos levem garrafinhas de água para a sala. E também  permitir que eles levem algo para comer, como barrinha de cereais. Porque não? Apenas crie regras do que eles podem comer em sala e de como comer. Também verifique se todos os alunos estão satisfeitos com a temperatura dentro da sala. Há crianças que não gostam de ficar embaixo de ventilador ou perto do ar condicionado. Faça mudanças de lugares se necessário.

Se todos os alunos tiverem essas necessidades básicas atendidas, o próximo estágio é Segurança. Quanto seguros sentem seus alunos na sua escola e especificamente na sua sala de aula? Ele é ameaçado fisicamente pelos colegas? Fique sempre atento sobre como estão os seus alunos em toda a escola e em outras aulas.

O próximo estágio está relacionado com aspectos Sociais. Todos os alunos acham que pertencem a um grupo? Eles têm bons relacionamentos com seus colegas? Eles sentem que você se importa com eles? Se esta necessidade não for atendida, os alunos podem se tornar mais resistentes, opositores e hostis com os outros. E podem até se isolarem. Portanto, incentive um bom relacionando entre os alunos, por exemplo, criando trabalhos em grupos e projetos colaborativos.

O estágio seguinte está relacionado com a autoestima, autoconfiança e aprovação social. Todos os alunos se sentem bem consigo mesmos? Você e outros professores estão dando um poderoso feedback para apoiar sua autoestima? Os alunos acreditam que seus colegas pensam positivamente sobre eles? A frustração neste estágio, pode causar sentimento de inferioridade, incapacidade e dependência, impactando na motivação e no desempenho escolar. Então lembre-se de dar feedback específico, claro e positivo.

O estágio final de Maslow é a auto-atualização. Em teoria, se os alunos tiverem todos os estágios anteriores atendidos, eles podem alcançar de forma mais eficiente o seu potencial.

Aqui estão outros artigos e vídeos que podem complementar este assunto.

Feedback Growth Mindset

Seus alunos têm motivação para estudar?

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *