Em um mundo ideal, todos os alunos entrariam no primeiro dia de aula, sentariam em silêncio e prontamente olhariam, de olhos brilhantes, para o professor ou a professora prontos e dispostos a estudarem e aprenderem. Mas o nosso mundo é real. Neste mundo, os alunos apresentam uma variedade de motivações para estudar.
Temos em nossa sala de aula:
Alunos totalmente ativos: são alunos que estarão prontos e dispostos a mergulhar no desafio escolar. Quando atribuímos quatro exercícios para o dever de casa, esses alunos não apenas farão todos os quatro, mas os farão com estilo. Os alunos desta categoria podem não ser os mais brilhantes da sala e podem não obter as melhores notas, mas eles são nossos empreendedores, auto-motivados, prontos para fazer o melhor trabalho possível. Dá alegria ensinar esses alunos.
Alunos responsáveis: são alunos que entrarão na sala de aula prontos para fazer o que pedirmos, mas não muito mais que isso. Quando atribuímos a esses alunos quatro exercícios, eles farão todos os quatro cuidadosamente, mas raramente teremos a sensação de que eles fizeram o melhor possível. Estes são alunos obedientes e respeitosos, mais motivados para nos agradar do que se dedicarem ao seu estudo. Esses alunos são fáceis de ensinar.
Alunos desanimados: a nossa turma acaba tendo alunos que são trabalhadores indiferentes. Dê-lhes quatro exercícios e eles completam apenas dois. Ou, se eles fizerem todos os quatro, o trabalho deles será desleixado e cheio de erros descuidados. Além disso, esses alunos geralmente demoram para começar a trabalhar e desistem rapidamente. Pode ser bastante frustrantes ensinar esses alunos.
Alunos evitadores: são alunos que farão pouco ou nenhum trabalho. De fato, alguns farão o possível para evitar qualquer tipo de trabalho. Dê a esses alunos quatro exercícios para fazer e eles provavelmente reclamarão e até perderão a instrução para fazer a tarefa. Eles são os alunos mais propensos a demonstrarem problemas disciplinares, os mais propensos a nos deixar malucos.
Esses diferentes níveis de motivação é que provavelmente encontraremos quando nossos alunos chegarem pela primeira vez em nossa sala de aula. Mas será que é possível inspirar os alunos a se tornarem aprendizes mais ativos. Claramente, alguns professores conseguem fazer isso. Poderíamos fazer isso também? Se sim, como?
Descubra e já comece usar as muitas estratégias que centenas de professores já estão usando para motivar os alunos e resolver o problema de indisciplina na escola CLICANDO no botão laranja.
Quero descobrir agoraASSISTA o VÍDEO abaixo e conheça DUAS das CINCO das habilidades que podemos desenvolver nos alunos a fim de torná-los alunos ativos e motivados a estudarem. Nos próximos vídeos eu falarei das outras habilidades e como trabalhar com elas, ok?
3 Ferramentas tecnológicas para usar em aula baseadas em metodologia ativa
2 Comentários
Como faço pra fazer o curso online pois já paguei o valor de 33 reais e não recebi ainda o curso
Olá Luciana. A plataforma onde o curso é hospedado, o hotmart, irá (acredito que já enviou) um e-mail com o login de acesso ao curso. Por favor verifique a pasta de spam, outras pastas e até o lixo eletrônico. Caso você não receba nos próximos dias, por favor me avisa, ok? Espero que goste do curso 😉
Deixe seu comentário