Você desenvolve as competências e habilidades dos seus alunos em sala de aula? – Professor Ideal
Você desenvolve as competências e habilidades dos seus alunos em sala de aula?

Você desenvolve as competências e habilidades dos seus alunos em sala de aula?

Atualmente, desenvolver competências e habilidades em sala de aula se tornou cada vez mais importante e necessário. E quanto mais cedo os alunos forem capazes de resolver problemas simples do cotidiano e de se adaptarem as mudanças e inovações, melhor.

Mas qual a diferença entre competência e habilidade?

Competência, no contexto educacional, diz respeito à capacidade do aluno de mobilizar diferentes recursos visando abordar e resolver uma situação complexa. Competência é o conjunto de habilidades, conhecimentos e comportamentos desenvolvidos. Aqui estão algumas competências importantes: pensamento crítico, comunicação, solução de problemas, trabalho colaborativo, gerenciamento de informação, criatividade e inovação e crescimento pessoal e bem-estar.

habilidade é a aplicação prática de uma determinada competência para resolver uma situação complexa. É a capacidade que um aluno tem de realizar algo, de fazer uma tarefa.

Um aluno pode ter habilidade de escrever muito bem, mas ele precisa também saber planejar a execução de uma tarefa, saber lidar com conflito e diferentes variáveis, trabalhar em equipe e saber apresentar seu trabalho para poder ter destaque acadêmico.

Segundo Vasco Moretto, doutor em didática pela Universidade Laval de Quebec, Canadá, “competência não se alcança, desenvolve-se”. Devemos, portanto, ensinar os alunos a entenderem e solucionarem os problemas ao seu redor. E como consequência, não só formaremos alunos mais preparados para lidar com os desafios da vida, mas também os ajudaremos e terem um melhor desempenho no ENEM. Porque as provas do ENEM são orientadas por matrizes de referências com competências e habilidades.

Quer ajudar seu aluno?

Assista o vídeo “10 passos para trabalhar a competência de resolução de problemas”

Se você quer conhecer uma ótima técnica focada na Metodologia Ativa, CLIQUE no E-BOOK abaixo.

2 Comentários

  • by Ana Maria Santos da Silva Posted 3 de novembro de 2018 23:24

    WONDERFUL TEXT!

    • by Túria Costa Lopes Posted 5 de novembro de 2018 13:10

      Obrigada Ana Maria. Espero revê-la aqui mais vezes 😉

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *