A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover, ou seja, o processo no qual um comportamento é incentivado por algum motivo ou razão. Podemos concluir então que para ter motivação precisamos de um motivo.
Será que os alunos entendem o motivo de estar na escola e da importância de estudar? Segundo Siegesmund (2016), os alunos colocam a responsabilidade de aprender sobre o professor, em vez de reconhecer sua própria responsabilidade.
Você conhece algum aluno que começou a gostar de uma disciplina porque gostava do professor? O professor tem o papel fundamental em relação a motivação do aluno. Ele pode ser o mediador afetivo entre o aluno e o conhecimento. Ele deve aproximar os dois, despertando o desejo de aprender.
Mas como fazer isso? Como despertar essa vontade no aluno? Há várias formas, e algumas já foram mencionadas em outros artigos aqui neste blog.
Aqui estão algumas dicas valiosas:
- encoraje o aluno a participar constantemente da aula, envolvendo-os em atividades baseadas em Metodologia Ativa,
- desenvolva diversas formas para avaliar o aluno para dá-lo mais oportunidade de sucesso,
- ofereça atividades que os alunos gostam como eletrônicos (computador e celular), esporte (em exemplos e contextos) entre outros,
- dê feedback voltado a tarefa e a autoregulação, mostrando que acredita e confia na capacidade do aluno em mudar e aprender,
- Desafie seus alunos de forma adequada,
- encoraje o trabalho social para ajudar o aluno a enxergar outras realidades, possibilitando escolhas .
- proporcione experiencias e vivências com diversas profissões e mercado de trabalho (visão de futuro),
Você precisa também sempre incentivar o aluno a acreditar que o seu desempenho pode ser melhorado com esforço e que as dificuldades experimentadas são obstáculos que eles são certamente capazes de superar. E que você, professor, é alguém que o aluno pode confiar e pedir ajuda.
ASSISTA o VÍDEO abaixo e conheça uma das habilidades que podemos desenvolver nos alunos a fim de torná-los alunos ativos e motivados a estudarem. Aproveite e se inscreva no canal para conhecer as outras habilidades e para não perder as novidades.
Leia também estes artigos com ótimas dicas no assunto:
Deixe seu comentário