Descubra dicas simples de chamar a atenção dos seus alunos – Professor Ideal:Dicas pedagógicas inovadoras

Descubra dicas simples de chamar a atenção dos seus alunos

Descubra dicas simples de chamar a atenção dos seus alunos

Ensinar é difícil? Sim, mesmo que você tenha apenas 20 alunos, então imagina quando há 40 alunos em sala, uma realidade nas escolas brasileiras. Assim sendo, o que você faz quando seus alunos são barulhentos? O que você faz para eles seguirem suas instruções e para permitir que você dê uma boa aula?

Envolver os alunos é sempre uma forma eficaz para diminuir as distrações e interrupções indesejadas. A forma mais simples e bem conhecida de chamar a atenção dos alunos é fazendo perguntas. Eu tenho vários posts e vídeos onde eu abordo como fazer perguntas de forma eficaz para ajudar não só no envolvimento do aluno na aula, mas também para avaliar seu desempenho. Dá uma olhadinha, ok?

Há também várias outras formas de interromper comportamentos indesejados e atrair a atenção. Eu escolhi aqui 3 dicas bem fáceis:

  • Erro intencional: Avise os alunos que você pretende fazer erros intencionalmente na lousa, ou na sua fala e peça para eles identificarem esses erros.
  • Ordenar uma palavra: no meio da sua explicação, você pode pedir para os alunos ordenarem uma palavra que esteja relacionada com o assunto. Alunos gostam de desafios e isso pode atrair a atenção deles para o assunto que você está abordando.
  • Barulho inesperado: É possível começar a cantarolar, assoviar, ou colocar uma música ou outro barulho repentino. É preferível usar barulhos não agressivos. A intenção aqui é apenas chamar a atenção dos alunos e não demonstrar que você está irritado com eles.

É importante ser firme, confiante e bem-humorado na hora de executar essas estratégias. E manter um clima positivo, alegre e amigável (mesmo que as vezes não seja fácil). Os alunos percebem quando o professor está inseguro, bravo ou perdido. E eles não reagem bem quando eles notam isso.

Quer mais dicas? CLIQUE no VÍDEO e conheça mais uma dica simples e bastante eficiente.

Se você quiser ter um ano mais tranquilo e com alunos prestando atenção em você CLIQUE no botão abaixo e conheça muito mais dicas.
Quero saber mais

6 Comentários

  • by Edicarla Cipriani Fagundes Posted 6 de setembro de 2017 15:07

    como sempre dica maravilhosa amo !

    • by Túria Costa Lopes Posted 11 de setembro de 2017 12:24

      Obrigada Carlinha pelo apoio e carinho. Abraços, Túria

  • by Flavianna Posted 4 de março de 2019 08:24

    Fiz o seu curso sobre Indisciplina e me ajudou muuuito.

    • by Túria Costa Lopes Posted 4 de março de 2019 09:34

      Que bom que gostou. Logo terei mais cursos para te ajudar, ok?

  • by Patrícia Posted 7 de março de 2019 19:29

    Amei!

    • by Túria Costa Lopes Posted 8 de março de 2019 16:46

      Que bom que gostou. Quer receber e-mails com mais dicas, novidades e material exclusivo? É só se inscrever na Lista VIP, ok? 😉

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *