Ajude seus alunos lembrarem do conteúdo das aulas e a ficarem atentos

Ajude seus alunos a lembrarem do conteúdo das aulas e a ficarem atentos

Ajude seus alunos a lembrarem do conteúdo das aulas e a ficarem atentos

Após a exposição de um conteúdo, tendemos a esquecer parte desse conteúdo. O quanto iremos esquecer, depende de vários fatores. Assim sendo, ajude seus alunos a lembrarem do conteúdo das aulas e a ficarem atentos conhecendo esses fatores:

O tipo de material que está sendo aprendido

Materiais mais significativos (como histórias) tendem a ser mais fáceis de lembrar do que materiais menos significativos (como sílabas sem sentido). Além disso, conceitos mais relevantes tendem a ser mais fáceis de lembrar do que conceitos menos relevantes.

O conhecimento prévio sobre o assunto

Alunos que têm mais conhecimento prévio em uma área temática são certamente mais capazes de lembrar de novos conceitos aprendidos nessa área.

A motivação do aprendiz para aprender

É mais provável que os alunos mais motivados se lembrem do que os alunos menos motivados.

A eficiência dos métodos de aprendizagem usados

Alunos que recebem repetições, prática de recuperação, feedback e métodos potentes de aprendizagem são mais propensos a lembrar do que os alunos que não recebem tais suportes de aprendizagem.

As dicas contextuais nas situações de aprendizagem
Alunos que recebem aprendizado e prática nas situações em que serão solicitados a lembrar-se das informações, ou seja, aprendam conteúdos dentro de um contexto significativo,  serão mais capazes de recordar tais conteúdos.

Conforme vários estudos (Allenat al., 1969; Bahrick at al., 1993; Bloom & Shuell, 1981; Gates, 1917; Jones, 1925; Krug at al., 1990; Runquist’s 1983; Singh at al., 1994), o método de aprendizagem pode fazer uma diferença significativa na retenção da informação.

Além disso, para o aprendizado ser eficaz, os alunos precisam se envolver no processo e manter atentos na aula. Uma forma de prestar atenção na aula e reter mais informação é fazer anotações de forma eficiente.

Então, assista o vídeo para conhecer um método eficiente de fazer anotações e ajude seus alunos a lembrarem do conteúdo das aulas.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *