Fracasso escolar: Como lidar com o erro do seu aluno – Professor Ideal
Fracasso escolar: Como lidar com o erro do seu aluno

Fracasso escolar: Como lidar com o erro do seu aluno

Você se frustra quando o seu aluno erra, principalmente após você ter explicado enumeras vezes o mesmo assunto? Errar frustra. Isso não é novidade. Devemos então evitar que os alunos errem? Não. O erro faz parte da aprendizagem. Aprendemos corrigindo os erros.

O físico e educador Derek Muller mostrou a necessidade de confrontar erros. Ele demonstrou que os alunos podem aprender muito mais se eles forem confrontados com o erro ou com um conceito equivocado antes da apresentação da ideia ou fato que deve ser aprendido. Aparentemente, quanto mais esforço mental o aluno usa para entender algo, maior e mais eficiente será seu aprendizado. O aluno pode até achar que é mais confuso, mas ele aprender mais e de forma mais eficiente.

Aqui vou explicar um pouco o estudo de Derek Muller. Foi mostrado para os alunos um vídeo explicando o conteúdo de forma clara e direta, usando alguns exemplos para contextuar o conteúdo. Apesar dos alunos se sentirem confiantes de terem aprendido, eles tiveram basicamente o mesmo índice de acertos. Veja no gráfico abaixo.

Para outro grupo de alunos, foi mostrado um vídeo com duas pessoas. Uma das pessoas mostrava ter uma visão errada e explicava alguns conceitos com os equívocos mais comuns sobre o assunto. A outra pessoa discordava e as duas discutiam, analisando a situação até chegar em uma resposta razoável. Aqui os alunos relataram que ficaram confusos, mas os testes mostraram que o índice de acertos quase dobrou. Veja no quadro abaixo o grupo azul.

 

Portanto, crie situações ambíguas e mais complexas para estimular o aluno a pensar, refletir e curtir a sensação da descoberta. Encoraja discussões. Use também feedback focado no Mindset de crescimento (Growth mindset) e o encoraja a querer desafios e não ter medo de errar. Você pode dizer, por exemplo, “Continue tentando que você irá conseguir”, “Você ainda não conseguiu entender, mas você irá”, “Você está melhorando, continue assim”, “Quanto mais você ler e praticar, mais você vai entender”, “Você já entendeu este ponto, só falta entender mais uma coisa”, “Depois de ter se esforçado, você entendeu, muito bem.”

Outros artigos que você pode gostar:

Feedback Growth Mindset

Poderosa importância do feedback para aprendizagem

Curva de esquecimento

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *