Avaliação de desempenho: Ajudar seu aluno a entender o processo de avaliação – Professor Ideal

Avaliação de desempenho: Ajudar seu aluno a entender o processo de avaliação

Avaliação de desempenho: Ajudar seu aluno a entender o processo de avaliação

Ajudar os alunos a identificarem seus erros e os pontos que eles devem melhorar pode ser crucial no processo de aprendizagem. Muitos alunos concluem uma atividade sem ao menos revisar o conteúdo antes de entregar ou mostrar para o professor. E quando eles fazem essa revisão, tem dificuldade para achar os próprios erros e de identificar partes confusas e incompletas.

Portanto é importante os alunos terem a oportunidade para aprender e praticar o processo de avaliação. Este processo vai ajudar os alunos a se envolverem mais e a desenvolverem a autorreflexão e a responsabilidade pela sua aprendizagem.

O aprendizado é muito mais profundo se o aluno estiver pensando e refletindo durante o processo (Hughes, 1995).

Fazer parte do processo de avaliação também auxilia o aluno a desenvolver habilidades necessárias para o processo de aprendizagem ao longo de sua vida (Black and William, 1998; Brew, 2003; Tan, 1992).

A vantagem mais importante dessa experiência de aprender os critérios e o processo de avaliação é que ajuda os alunos perceberem que o sucesso ou o fracasso não depende do talento, da sorte ou da habilidade, mas sim da prática, do esforço e do uso das estratégias corretas.

ASSISTA o VÍDEO abaixo para ver um EXEMPLO de como ajudar os alunos a aprenderem e praticarem o processo de avaliação.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO para baixar gratuitamente o levantamento do nível metacognitivo.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *