O que é memória de longo prazo e como melhorá-la - Para professores

O que é memória de longo prazo e como melhorá-la

O que é memória de longo prazo e como melhorá-la

Você sabe claramente o que é memória de longo prazo e como podemos melhorá-la? A memória de longo prazo é a capacidade ilimitada de manter as informações por mais tempo. Ela é como uma biblioteca, onde as informações são classificadas, catalogadas e arquivadas e podem ficar armazenadas por meses ou por toda uma vida como por exemplo saber quem descobriu a América, que triângulos são figuras fechadas com três lados e assim por diante.

Essas memórias mais duradouras não são armazenadas de forma tão clara em regiões tão específicas do cérebro, ou seja, elas podem estar em várias áreas cerebrais diferentes.

E como a memória de longo prazo ocorre? 

Novas memórias se iniciam com a excitação temporária das sinapses numa rede de neurônios. Quando lembramos algo, determinadas vias neurais são reativadas. Quanto mais vezes isso acontece, mais importante o cérebro considera a recordação e é mais provável que ela seja convertida numa memória de longo prazo, a nossa memória mais permanente.

E como a memória de longo prazo pode ser melhorada? 

Conforme o relatório do Centro Internacional de Longevidade, dos Estados Unidos, há várias recomendações para manter a mente num bom funcionamento até idades avançadas, como: 

  • Permanecer intelectualmente ativo, aprendendo, treinando e lendo conteúdos novos; 
  • Se manter fisicamente ativo para promover a circulação sanguínea no cérebro; 
  • Ter uma dieta nutritiva; 
  • Socializar a fim de reduz o stress, a depressão e a instabilidade emocional; 
  • Ter um sono de qualidade, isto é, dormir a quantidade de horas recomendadas, pois isso ajuda a evitar a depressão e a instabilidade emocional

Um dos problema que a maioria das pessoas enfrentam com a memória de longo prazo não é o armazenamento, mas a recuperação; isto é, como lembrar as informações armazenadas. Antes que alguém possa responder a uma pergunta em um teste, as informações armazenadas devem ser resgatadas da memória de longo prazo e torná-las consciente na memória de curto prazo.

Por exemplo, quando estamos dirigindo enquanto ouvimos música, cantamos músicas populares de quando éramos mais jovens. Mesmo que a gente não consiga lembrar os nomes das músicas agora, se ouvirmos tocando, conseguimos cantar todos os versos. Essas músicas estavam na memória de longo prazo e algo fez elas tornarem conscientes e na memória de curto prazo.

Então a memória de curto prazo está diretamente vinculada à memória de longo prazo. É como se ela fosse um depósito de algumas informações. Nós escolhemos quais informações não iremos precisar necessariamente no futuro e que apenas iremos precisar nesse momento, e quais informações serão retidas na memória de longo prazo. Eu explico as características da memória de curto prazo no vídeo abaixo, ok?

Portanto, se algo acontecer com a memória de curto prazo ou se a sobrecarregarmos com muita informação, a aquisição de novas memórias e a retenção de informação dentro da memória a longo prazo serão afetadas. Por isso é importante conhecer bem as características da memória de curto prazo

Como ajudar seus alunos

Entendeu melhor o que é memória de longo prazo e como melhorá-la? Ajude seus alunos a reterem mais informações conhecendo os artigos e vídeos aqui no blog da categoria “técnicas de estudo,” pois a retenção das informações é impactada por vários fatores.

E lembre-se, a memória não é um dom. É uma habilidade. Você pode treiná-la.

Agora assista o vídeo abaixo para entender melhor como funciona  a memória de curto prazo.

Este artigos também podem te interessar:

Curva de esquecimento

Ajude seus alunos a lembrarem do conteúdo das aulas e a ficarem atentos

 

 

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *