Todos os alunos são diferentes e cada um tem sua própria maneira de processar a sua aprendizagem. Os dois principais métodos de ensino usados de forma global é a metodologia ativa e a metodologia tradicional.
Será que um desses métodos pode ser mais benéfico para o aprendizado dos alunos?
O método tradicional existe há décadas, é algo comum e conhecido pelos professores. No entanto, esse método está desatualizado. Além das aulas serem completamente expositivas, também existe a pressão de um só tipo de avaliação com exercícios sobre o conteúdo da matéria. Não há muita preocupação em discutir temas , compartilhar ideias e opiniões. Essas aulas onde o professor explica e passa o conteúdo, tendem a entediar os alunos e fazê-los divagar ou sonhar acordados, porque não há nenhuma atividade acontecendo. Eles apenas precisam sentar e ouvir. E isso acaba desencorajando os alunos a quererem participar. Muitos até recusam a responder o professor quando este é requisitado. Atualmente se acredita que há várias maneiras de dar uma aula estigando a curiosidade, aumento a participação e interesse dos alunos.
Usar atividades baseadas na metodologia ativa pode ajudar o professor a aumentar o engajamento na aula e desenvolver várias habilidades como criatividade e raciocínio crítico. Além disso, a sala de aula se torna um ambiente mais acessível onde os alunos podem se sentir mais à vontade para expressar o que sabem e o que querem saber mais. Portanto, a aprendizagem ativa foca mais em ouvir o aluno, não em ter-lo apenas ouvindo. Eles têm a oportunidade de se comunicar e compartilhar suas ideias, seu ponto de vista e seu conhecimento. Eles são incentivados em interagir o tempo todo, a tirar as suas dúvidas, a trabalhar juntos e a ouvirem uns aos outros. Até participar no planejamento de algumas atividades os alunos são incentivados.
Resumindo, a metodologia ativa está em contraste com o método tradicional de ensino, principalmente pela mudança de papel do aluno. Na tradicional, os alunos são agentes passivos de conhecimento dos professores, e na ativa, os alunos participam da construção do conhecimento, com o apoio dos professores que agem como mediadores.
Mas você pode se perguntar:
Sempre é momento para usar atividades baseadas na metodologia ativa na sua aula e com todos os alunos?
Como posso avaliar quais atividades devo usar e quando usar?
Como posso saber quais atividades são mais eficientes e que ajudarão os alunos aprenderem?
Para descobrir as respostas destas perguntas, clique no botão abaixo.
Quero descobrir agora
Deixe seu comentário